segunda-feira, 3 de junho de 2013

NRs 12, 17 e 23 – LIÇÕES ERGONÔMICAS DO CORPO DE BOMBEIROS


images (5)
Este post é uma tradução de artigo simples e conciso, de especialista em Ergonomia do site OHS on line,  abordando de que forma a aplicação de princípios ergonômicos utilizados nos serviços de Bombeiros pode ser útil nas práticas ligadas à segurança e saúde no trabalho. Ou seja, todos os dias bombeiros utilizam princípios ergonômicos que podem ser aplicados em qualquer empresa:

ORGANIZAÇÃO
images
 
Quando olhamos um caminhão utilizado pelos bombeiros nós instantaneamente observamos todos as suas cabinas, caixas e compartimentos de armazenamento. TEMPO é essencial quando se deve responder a um incêndio, ou seja, manter uma organização é vital. Todas as ferramentos e equipamentos devem ser colocados em locais específicos, e assim o bombeiro sabe exatamente onde ele está. Perder tempo procurando alguma coisa pode ser fatal.
No seu local de trabalho assegure-se que as ferramentas estão sempre colocadas no seu local apropriado e que o local estará rotulado. Não se pode perder tempo procurando pela ferramenta apropriada, ou o que é pior, utilizar a ferramenta errada para a tarefa porque aquela que é a certa se perdeu. Você pode imaginar um bombeiro usando uma mangueira de jardim para combater um incêndio porque a mangueira apropriada não foi colocada no caminhão?
PADRONIZAÇÃO 
images (7)

 
Quando os bombeiros enfrentam um incêndio a última coisa que eles precisam se preocupar é sobre se a mangueira vai se encaixar no hidrante. Para prevenir esse problema, mangueiras e hidrantes obedecem basicamente a uma PADRONIZAÇÃO,  ou seja, os encaixes são padrões, permitindo que o bombeiro faça o encaixe correto na primeira tentativa.
No seu local de trabalho, se você tem quatro diferentes parafusos que requerem quatro diferentes ferramentas, o tempo para completar a tarefa no trabalho aumenta devido a que os empregados podem ficar trocando ferramentas entre várias. Procure padronizar processos e produtos onde for possível. Isto irá reduzir erros e aumentar a eficiência na execução da tarefas.

FLUXO
download

Observe os armários do corpo de bombeiros: você vai observar que cada armário está organizado da mesma forma: o capacete está localizado no topo, as capas ficam no meio e as perneiras e botas estão organizadas na parte inferior. Mantendo um fluxo constante, os bombeiros estão aptos a entrar em ação da maneira mais eficiente possível. Os bombeiros dispõem de apenas um minuto para se vestir e ficar prontos para partir. Nenhum segundo é desperdiçado e nenhum simples movimento existe sem um propósito.
Imagine o processo de preparar-se para o trabalho como uma linha de montagem: as calças vem em primeiro lugar, depois as botas e as capas, terminando com o capacete na cabeça. Sua estação de trabalho deve ser organizada de forma a não se perder tempo executando tarefas indevidas. A maioria de nós tem sorte de trabalhar em ambientes onde outras vidas não dependem de nossa performance. O que aconteceria se as ferramentas de um bombeiro ou métodos tivessem defeitos ou falhas por apenas um único dia?
Quais seriam as soluções criativas que a sua equipe desenvolve para aumentar eficiência e segurança?
Jennie Gober, é Engenheira Ergonômica e desenvolve
projetos ergonômicos e avaliação de riscos ergonômicos;
artigo publicado em 2012 no site OHS on line
Trad.: Prof. Samuel Gueiros é Médico do Trabalho
Auditor Fiscal, Auditor OHSAS 18001, Coord NRFACIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...