domingo, 26 de maio de 2013

Bombeiros fazem trabalho de prevenção


Bombeiros fazem trabalho de prevenção
Bombeiros iniciam trabalho de prevenção e orientação a moradores de áreas de risco.


Moradores do bairro São José e da comunidade do Timbó, no bairro dos Bancários, receberam, nesta sexta-feira (24), a visita do Corpo de Bombeiros Militar, que deu orientações sobre como se prevenir durante o período chuvoso. A ação faz parte da Operação “Comunidade Protegida”, que tem por finalidade orientar moradores de área de risco. Também foram realizadas visitas a áreas de risco em Campina Grande e Guarabira.


O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros, informou que cerca de 150 integrantes da Corporação participaram da operação, cujo principal objetivo foi diagnosticar o número de moradores por casa, se existem pessoas acamadas, qual a rota de fuga em caso de deslizamento ou inundação, que providência eles tomarão em situação de emergência e se têm conhecimento sobre números de emergência dos Bombeiros e da Defesa Civil.


Durante o trabalho de visitação nas duas comunidades da Capital foi feito um diagnóstico casa a casa para elaboração de um relatório que servirá de apoio para se traçar uma melhor linha de ação dos bombeiros e dos técnicos da Defesa Civil. A ação também tem a finalidade de aproximar mais os moradores de comunidades de risco do Corpo de Bombeiros, por meio do projeto ‘Bombeiros na Comunidade’.


“O que está sendo coletado aqui são informações básicas para que os militares do Corpo de Bombeiros possam melhor assistir os moradores de áreas de risco”, disse o coronel Jair antecipando que a Operação também acontecerá em outras áreas de risco de João Pessoa, Campina Grande e Guarabira.

O trabalho, primeiramente realizado no bairro São José e comunidade do Timbó, foi feito por militares, entre oficiais e praças selecionados. Além dos militares, viaturas de resgate também foram utilizadas na operação. Esse levantamento, conforme adiantou o coronel Jair, faz parte das diretrizes do governador Ricardo Coutinho para evitar tragédias nas áreas de risco, tanto em João Pessoa como em outros municípios do Estado. “Nossa pretensão é realizar essa operação nos municípios que apresentam a maior incidência de casos durante o período chuvoso”, afirmou o comandante geral.


Prevenção - Roberto de Andrade, que reside no bairro São José, disse que mora na localidade há mais de 15 anos. Ele revelou que essa foi a primeira vez que está presenciando um trabalho preventivo e de cadastramento dos moradores. Roberto mora naquela localidade com a mulher e os dois filhos numa casa construída com duas portas, sendo uma na frente e outra na parte de trás.


Severina Maria da Conceição, que reside no Timbó, afirmou que mora na localidade há 19 anos, e que apoia totalmente a ação dos bombeiros militares. Ela revelou que, em caso de desabamento, sairia às pressas da casa e deixaria para trás todos os pertences, apenas levaria o filho e o marido, “porque o mais importante é a vida”.


Na visita dos bombeiros nas duas localidades foram feitas algumas orientações com dicas de segurança para os moradores, tais como, antes das chuvas, limpar os telhados, desobstruir as calhas, manter desobstruídos os ralos, esgotos e valas próximos às residências, bem como podar ou cortar as árvores com risco de queda.


As dicas durante as chuvas são: manter um membro da família atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo à noite, e ter sempre lanternas e pilhas em condições de uso. E ainda conhecer os telefones de emergência ou úteis.


Corpo de Bombeiros 193

Polícia Rodoviária 191

Samu 192

Defesa Civil Estadual 199

Defesa Civil Municipal 0800 2859020



Secom/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...