quarta-feira, 13 de março de 2013

SINTEST denuncia empresas que estão sem técnicos de segurança do trabalho na Paraíba


Por Eli Almeida

Campina Grande/PB

O Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado da Paraíba - SINTEST denunciou junto à Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego sete empresas com atuações na região do brejo paraibano e nas cidades de Campina Grande e João Pessoa. A denúncia da entidade se refere a inexistência de profissionais de segurança do trabalho no quadro funcional das empresas, uma vez que por Lei elas seriam obrigadas a constituir seus Serviços de Segurança do Trabalho. Em umas das empresas, com mais de 5.000 empregados, de acordo com o sindicato, não havia se quer um técnico de segurança do trabalho, como determina a Norma Regulamentadora 4.

Conforme alega o SINTEST, as empresas se enquadram no grau de risco 3 e 4, riscos mais acentuados, de acordo com a legislação, mesmo assim elas não contam com estes profissionais. Nas empresas estes profissionais atuam na gestão da prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais.

A iniciativa do SINTEST foi comemorada pelos trabalhadores da área de segurança do trabalho. Os técnicos de segurança elogiaram a iniciativa do presidente Nivaldo Barbosa. “É justamente desta maneira que podemos contribuir para a inserção de mais colegas técnicos de segurança no mercado de trabalho. Além disso, estamos fazendo ações de controle social, já que estamos dizendo para as autoridades às irregularidades, quanto às questões de saúde e de segurança, ora existentes, nestas empresas" comentou o técnico de segurança.

Para os técnicos de segurança do trabalho, a partir de agora, espera-se que sejam adotadas as medidas competentes que a situação requer. Para isso, o SINTEST da Paraíba cumpre com sua missão: fazendo sua parte, ou seja, trazer a público e ao mesmo tempo informar à autoridade competente a inexistência, bem como a desobediência destas empresas pela não contratação de profissionais de segurança do trabalho.

Leia na íntegra a comunicação do presidente do SINTEST Paraíba ao Superintendente do MTE na Paraíba:

Senhor Superintendente Regional do Trabalho e Emprego da Paraíba, segue abaixo relação de empresas que em seu quadro de funcionários não possuem o profissional de Técnico em segurança do Trabalho, estando em desconformidade com NR-4.


CIDADE DE ESPERANÇA-PB.
*FERRO E FERRAGENS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO - GRAU DE RISCO 3

*MADEIREIRA COSTA COMERCIO DE MADEIRA E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO - GRAU DE RISCO 3
*BOA SAFRA ALIMENTOS
*COOPERATIVA MISTA DE COLETA DE LIXO RESIDENCIAL - GRAU DE RISCO 4, ESSA FICA NA ZONA RUAL DE ESPERANÇA-PB, SITIO MULATINHA

*INDIMEL FIBRA FORTE INDÚSTRIA DE MARMÔRE SINTÉTICO - GRAU DE RISCO 3

*A e C – Call center - com mais de 5.000 funcionários CAMPINA GRANDE
CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB.

*AMBIENTAL - COLETA DE LIXO RESIDENCIAL - GRAU DE RISCO 4,

SDS.
SINTEST-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...