sexta-feira, 1 de março de 2013

Procurador comanda inspeção em mineradora


O Ministério Público do Trabalho empreendeu uma inspeção em mais uma mineradora da Paraíba. Desta vez a empresa investigada é a Drescon S/A, localizada na cidade de Boa Vista. A inspeção teve o objetivo de verificar a insalubridade dos ambientes de trabalho, inclusive com o acompanhamento da coleta da poeira da extração da bentonita encaminhada ao laboratório da Universidade Federal de Minas Gerais para verificação da quantidade de sílica total e respirável.

Trata-se de inspeção de rotina e preventiva na área do meio ambiente de trabalho. Geralmente as mineradoras trabalham com materiais químicos, daí a necessidade de instrumentos de proteção à saúde do trabalhador. Diversas já foram inspecionadas pelo MPT em Campina Grande.

A inspeção foi comandada pelo procurador do Trabalho Raulino Maracajá Filho, que foi acompanhado do analista pericial da PRT-13, Aristarcho Aquino, além de um técnico em transporte, Honório Francisco de Melo; de profissionais responsáveis pela coleta do material, engenheiros de segurança do trabalho Evaldo Portela e Fabíola Samara Medeiros, e do técnico em segurança Ivanildo Agra de Araújo Filho, todos funcionários do Sesi.

Para o procurador Raulino Maracajá, "a sílica pode ocasionar danos irreparáveis ao organismo humano, inclusive à morte do trabalhador, por isso é extremamente relevante trabalhar na prevenção, mediante o fornecimento de informações e conhecimento aos trabalhadores dos males ocasionados pelo mencionado produto, bem como na repressão, através de fiscalizações in loco como a que ocorreu em Boa Vista. O MPT pleiteia não o mero pagamento do adicional de insalubridade, mas que as empresas eliminem ou reduzam ao máximo os agentes nocivos à saúde do trabalhador."

Contribuição de Assessoria de Comunicação - Gisa Veiga



Coparticipante do blog
Rafael Campos dos Santos
Técnico de Segurança no Trabalho
Instrutor em SST Senai-cepsl
Membro do CPR Campina Grande
__._,_._

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...