terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Inmetro denuncia inconformidades em Equipamentos de Proteção Individual


Capacetes de segurança, luvas isolantes e máscaras descartáveis apresentaram os maiores problemas entre os EPIs verificados no mercado.

Gustavo Jazra

Marcelo Scandaroli
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) encontrou irregularidades em 6,7% dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) utilizados na construção civil. A entidade realizou 859 ações entre os dias 4 e 8 de fevereiro. Dos 200.519 produtos verificados no mercado, 13.461 estão em situação irregular.

Os itens com maiores problemas são capacetes de segurança, luvas isolantes de borracha e máscaras descartáveis. De acordo com o Inmetro, o consumidor deve observar o selo de identificação da entidade nos EPI´s. Essa  é a garantia de que o produto atende aos requisitos mínimos de segurança exigidos pela norma de conformidade.

As empresas que não se adequaram foram notificadas e serão penalizadas com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, segundo prevê o artigo 9º estabelecido na Lei nº 9.933/99, que dispõe sobre as competências do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) e do Inmetro. Os EPIs irregulares foram apreendidos e serão destruídos, após esgotadas as possibilidades de recurso.

Confira os produtos com conformidade avaliada no site do Inmetro.


3 comentários:

  1. Ola Amigo,

    Parabéns pelo blog e informação relevante. A maioria das empresas não dão a minima para segurança do trabalhador e sempre acabam comprando o equipamento mais baratos e sem qualidade e sem ver as especificações do material ,quem se prejudica é o funcionário, correndo grande riscos a sua saúde.

    http://www.superepi.com.br

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Pessoal.

    Também conheço uma empresa séria que vende EPIs certificados pelo inmetro, se alguém quiser conferir o link é: www.seton.com.br/protecao-and-ergonomia/equipamentos-de-protecao-individual-e-coletiva.html

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...