quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Trabalhadores da construção civil decretam greve no Piauí

Os 15 mil operários da região metropolitana decretaram greve.
Um operário já morreu em 2013 por falta de segurança nas obras.

Ellyo Teixeira Do G1 PI

Trabalhadores da construção civil no Piauí aprovaram por unanimidade o indicativo de greve (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Trabalhadores da construção civil no Piauí aprovaram por unanimidade o indicativo de greve (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
Os mais de 15 mil trabalhadores da construção civil da região metropolitana de Teresina entram em greve a partir de segunda-feira (28). A categoria reivindica melhores condições de trabalho, aumento salarial e segurança nos canteiro das obras.

Segundo Antonio Rodrigues da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Médio Parnaíba (Sitricom) a decisão pela greve aconteceu em uma assembleia realizada nesta terça-feira (22), mas os trabalhadores aguardaram a apresentação de uma proposta pelos empresários do setor. "Na reunião desta terça-feira (22) eles ofereceram 7,5% e nada mais, o que fica muito abaixo do que precisamos. Dos 11%", explica.

No início da campanha salarial o sindicato reivindicava um reajuste de 16%, mas reduziu sua pedida até chegar a 11%. Se aprovado, esse último percentual elevaria para R$ 1.554 o maior salário da categoria.

A categoria já tinha deflagrado a operação tartaruga, que prejudicou o andamento de dezenas de obras, onde os trabalhadores da região metropolitana de Teresina e mais quatro cidades do estado reduziram a produção. “Realizamos o indicativo da greve esperando que a classe patronal fizesse um acordo com os operários, porém nesses dias nada foi resolvido e decidimos grevar”, afirmou Antônio Rodrigues.
Antonio Rodrigues da Silva, presidente do do Sitricom  (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Antonio Rodrigues da Silva, presidente do do Sitricom (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
Um operário morreu em 2013 por falta de segurança nas obras
Outra solicitação é o aumento da segurança nos canteiros de obras. Segundo o Sitricom, um operário morreu por falta de equipamentos adequados de segurança.

"Hoje temos um técnico em segurança do trabalho para centenas de operários. Isso é insuficiente. Pedimos que sejam contratados mais técnicos para os canteiros, que sejam fornecidos os equipamentos adequados e que tenhamos plano de saúde", afirma o líder do sindicato do Piauí.

Francisco Wallisson da Silva Abreu, 20 anos, morreu na quarta-feira (16) ao cair do 9º andar de um prédio onde trabalhava como carpinteiro, na Zona Sul de Teresina.

Protesto deve tomar as avenidas do Centro de Teresina
A partir das 9h da manhã de segunda-feira (28), os trabalhadores se concentram em frente ao sindicato localizado na Rua Desembargador Freitas, no Centro de Teresina, e saem em passeata pelas principais avenidas da capital. O sindicato espera a participação de pelo menos cinco mil operários da construção civil.
Para ler mais notícias do G1 Piauí, clique em g1.globo.com/piaui. Siga também o G1 Piauí no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...