segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Seminário de Qualificação de Lideranças Comunitárias em Controle Social no Ciclo Orçamentário e Finanças


Em João Pessoa-PB: Conam-Ne começa seminário regional para qualificação de lideranças sobre a Nova Lei do SUS.
  
Começou às oito horas da manhã deste sábado (12), na sede da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), o Seminário Regional da Conam (representação do Nordeste), que debate a Lei Complementar nº 141/212, também conhecida como a “Nova Lei do SUS”. O evento pretende qualificar lideranças comunitárias em controle social no ciclo orçamentário e finanças. 

Cerca de 120 pessoas estiveram presentes, representando os Estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. No primeiro dia foram discutidos o papel das lideranças na implementação do SUS e registrada uma ampla participação dos presentes. O fortalecimento do senso público, e a necessidade de um gradativo empoderamento popular na execução do SUS foi o norte comum das discussões deste sábado.


A presidente nacional da Conam, Bartíria Lima, destacou a singularidade da iniciativa e a importância do evento para a melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população brasileira como um todo. “Para nós é de suma importância a formação das lideranças em iniciativas como estas, uma vez que trabalhamos nos bairros onde os serviços de saúde são prestados. O objetivo é otimizar o atendimento e garantir, através da fiscalização popular, que os recursos da saúde realmente beneficiem à população”, afirmou.
A Delegação do Estado de Sergipe prestou homenagem a Presidente da Conam Bartíria Lima, pelos relevantes serviços prestados em prol dos movimentos comunitários do Brasil.
Pergentina Moura, Federação de Pernambuco e Fernando Jordão, Federação da Paraíba, receberam da Presidência da CONAM certificado de honra ao mérito.   


Encerramento do seminário em tarde festiva com um almoço de confraternização e comemoração do aniversário do Secretário Geral da FEPAMOC Upiraktan Santos.



Por: Assis Cordeiro
Jornalista diretor de comunicação da UMAC
Fotos: Laercio silva 
Mais fotos no facebook Laercio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...