sábado, 19 de janeiro de 2013

Prefeitura de Vinhedo-SP cria órgão para prevenir acidentes de trabalho


Programas de orientação serão montados.

Com a finalidade de promover e proteger a saúde do servidor público municipal no seu local de trabalho, a Prefeitura de Vinhedo está desenvolvendo o SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. No local serão realizados exames periódicos com intuito de detectar, prevenir e monitorar a saúde do trabalhador. Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o serviço deve entrar em vigor em março.

O novo serviço será formado por uma equipe de profissionais de saúde, composta por dois médicos do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho, técnico de segurança do trabalho, além de atendimento de clínica médica com cardiologista, ginecologista, nutricionista e psicólogo.

Será feito, ainda, um trabalho intenso de fiscalização do uso de Equipamentos de Proteção Individual, de acordo com a função executada pelo funcionário na sua jornada de trabalho.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, entre os principais objetivos do órgão estão prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais; reduzir a quantidade de licenças médicas concedidas por motivos de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais; promover a saúde do trabalhador e a melhoria do meio ambiente de trabalho, para garantir melhor qualidade de vida aos servidores.

Para a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, será feito um trabalho contínuo para preservação, promoção e proteção da saúde física e mental dos servidores. “Além do atendimento especializado, iremos desenvolver palestras e atividades sobre tabagismo, alcoolismo e outros temas vivenciados no dia a dia pelo trabalhador”, explicou.

Também serão realizados exames admissionais, demissionais e de retorno ao trabalho, com solicitações emitidas pelo Departamento Pessoal de cada órgão municipal, além de exames periódicos, avaliação pericial de insalubridade e periculosidade.

Atualmente, a Prefeitura conta com o serviço de médico do trabalho, que atua na Unidade Básica de Saúde da Vila Planalto, para executar a função.

Estrutura

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho terá como sede o prédio existente no Largo Monsenhor Favorino Carlos Marrone, ao lado da igreja Matriz, que está recebendo adequações.

No SESMT haverá três consultórios, sala de enfermagem para aplicação de vacina nos funcionários quando necessário e realização de exames, recepção, banheiros, almoxarifado e sala de arquivo.

Fonte: http://www.jornaldevinhedo.com.br/?view=noticia&noticia=8580

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...