sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

MPT abre procedimento de ações contra o trabalho infantil na Paraíba




Visita ao mangue onde criança morreu catando caranguejo está marcada.

Em Campina Grande, procurador faz recomendação contra trabalho infantil.

Do G1 PB
Comente agora
Um procedimento para acompanhar a implementação de ações voltadas a políticas públicas contra o trabalho infantil na Paraíba foi aberto pelo procurador-chefe do Trabalho no estado, Eduardo Varandas. A decisão foi tomada após a morte por afogamento de uma criança no mangue do Porto do Capim, em João Pessoa, enquanto catava caranguejos.
Uma visita ao local foi agendada para a próxima segunda-feira (21) pela titular da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) na Paraíba, procuradora Edlene Lins Felizardo.
Eduardo Varandas entendeu que há evidências de que a morte do menino ocorreu no exercício de atividade laboral. “Está clara a situação de vulnerabilidade das crianças e adolescentes naquela comunidade”, comentou.

“O Estado brasileiro ainda não assumiu o protagonismo efetivo para a erradicação do trabalho infantil e proteção do trabalho do adolescente”, finalizou o procurador.
Procurador do Trabalho de Campina Grande em reunião com Romero Rodrigues (Foto: Divulgação/MPT)Procurador do Trabalho de Campina Grande em
reunião com Romero Rodrigues
(Foto: Divulgação/MPT)
O procurador do Trabalho de Campina Grande, Marcos Antônio Ferreira Almeida, recomendou a adoção imediata das medidas necessárias para garantir a retomada das atividades desenvolvidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) na cidade, especialmente a implantação do projeto Colônia de Férias, antes do início do ano letivo 2013. A recomendação foi feita em reunião com o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues.
Esse projeto tem como objetivo minimizar a ociosidade, impedir a realização do trabalho infantil e oferecer as crianças e adolescentes um momento de lazer através de jogos, oficinais, atividades artísticas e esportivas, mas no entanto, ainda não se iniciaram em 2013.
O procurador afirmou que neste período em que não há aulas regulares na rede municipal de ensino, aumenta a incidência de situações de trabalho infanto-juvenil
O texto da recomendação expedida diz que um eventual descumprimento das medidas ali recomendadas caracteriza inobservância de norma de ordem pública, o que poderá ensejar a adoção das medidas cabíveis, inclusive propositura de ação judicial visando a defesa da ordem jurídica e de interesses sociais e individuais indisponíveis, bem como a reparação de danos genéricos causados pela conduta ilícita, sem prejuízo da apuração de responsabilidade civil e criminal.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...