quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Campanha “25 kilos,...NÃO MAIS”

A campanha Internacional de Trabalhadores da Construção e Madeira, que agrupa trabalhadores dos setores da construção e madeira em todo o mundo, está lançando a Campanha Sindical Internacional “25 quilos... não mais ”.

A campanha está baseada na necessidade de reduzir os excessivos pesos nos sacos de cimento, que atualmente pesam entre 42,5 a 50 quilos, dependendo do país e do fabricante.
Estudos médicos e de saúde do trabalhador demonstram que o levantamento e manipulação de cargas maiores do que 25 quilos causam lesões musculares na coluna, pescoço, ombros e cotovelos, além de lesões que provocam desgaste físico precoce do trabalhador e trabalhadora, encurtando sua vida produtiva.
As lesões aparecem devido ao grande esforço físico ou como resultado de esforços repetitivos ao manipular cargas pesadas.
Há várias recomendações de organismos internacionais como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o tema. Nos 27 países da Comunidade Europeia os fabricantes, governos, empregadores e sindicatos estão de acordo: a manipulação manual de cargas acima dos 25 quilos apresenta “um risco não tolerável”. Portanto, o peso máximo dos sacos de cimento na Europa é de 25 quilos.Na Austrália, optaram por reduzir ainda mais esse risco, estabelecendo peso máximo de 20 quilos para os sacos de cimento.
Por que na América Latina sobrecarregamos a coluna dos trabalhadores com pesos de 40,5 e 50 quilos?
A tecnologia já está disponível e se pode evitar custos sociais e prevenir muita dor, sofrimento e a saída de pessoas do mercado de trabalho.
“25 kilos,...NÃO MAIS”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...