quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Vigilância Sanitária e Bombeiros autuam restaurantes na Paraíba

Fiscalização começou na terça (11), na Praia do Jacaré, em Cabedelo.
Notificações aconteceram dentro da Operação Verão, do Procon-PB.

Do G1 PB

Operação Verão começou na terça (11) e deve ser intesificada no mês de janeiro na Paraíba (Foto: Divulgação) 
Operação Verão começou na terça (11) e deve ser intesificada no mês de janeiro na Paraíba
(Foto: Divulgação)
Devido a irregularidades estruturais e até de refrigeração de alimentos vencidos, o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária notificaram restaurantes localizados na Praia do Jacaré, em Cabedelo, na Grande João Pessoa. Foram notificados quatro restaurantes pela Vigilância Sanitária e três pelo Corpo de Bombeiros. As notificações aconteceram dentro da Operação Verão, promovida pelo Procon da Paraíba, que se iniciou nesta terça-feira (11).

As lojas de artesanato também passaram por uma fiscalização do Procon, e três deles foram notificadas por não apresentar ao consumidor as formas de pagamento, produtos sem preço e a cobrança diferenciada no uso de cartão de crédito ou dinheiro. As vistorias realizadas todos os anos, devem observar desde a condição de armazenamento e data de validade dos alimentos e bebidas até a diferença na cobrança de preços no uso do cartão de crédito ou dinheiro.

De acordo com a coordenadora de fiscalização, Fátima Borba, a Operação Verão deste ano já apresenta uma melhoria em relação ao ano passado quando alguns restaurantes tiveram que ser fechados. “Os restaurantes se adequaram mais as normas em comparação ao ano passado. Hoje podemos observar pequenas irregularidades como a oxidação de equipamentos, ausência de telas de proteção nas janelas, refrigeração incorreta dos alimentos e o mais grave que foi a data de validade de alguns crustáceos vencidos”, afirmou.
Em um prazo de 20 dias, os estabelecimentos passarão por uma nova fiscalização e, em caso de reincidência, deverão ser multados, o que poderá levar ao fechamento temporário até a regularização.

Com relação aos problemas estruturais, alguns dos restaurantes vistoriados apresentaram problemas na central de gás das cozinhas, além da falta de sinalização, placa de proteção, saídas de emergências, problemas nos extintores na área interna e externa e em alguns outros a ausência desse equipamento de segurança. Segundo o Corpo de Bombeiros, os estabelecimentos autuados tem um prazo de 48 horas para regularizarem a situação.

As lojas de artesanato também passaram por uma fiscalização do Procon, e três deles foram notificadas por não apresentar ao consumidor as formas de pagamento, produtos sem preço e a cobrança diferenciada no uso de cartão de crédito ou dinheiro.

A fiscalização, que foi antecipada devido ao alto fluxo de turistas no local neste mês de dezembro, deverá permanecer até o final de janeiro com datas alternadas para não prejudicar o andamento das fiscalizações. A coordenadora de projetos do Procon Estadual, Meriene Soares, disse que a ação, apesar de ter caráter educativo, notificará os estabelecimentos irregulares. “Antecipamos o projeto devido à presença dos turistas neste período e não queremos fechar estabelecimentos, mas orientá-los preventivamente para que possam se adequar às normas e não sejam prejudicados”, afirmou.

Fonte:   g1.globo.com/paraiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...