quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

TST na Corrida de São Silvestre


Adão Proença representará os técnicos de segurança do trabalho do Brasil na Corrida de São Silvestre.

Há exatamente seis anos, o então estudante de segurança no trabalho, Adão Proença, chegava à empresa para cumprir mais uma jornada de trabalho. Mas, justamente naquele dia, para ele, seria um dia de trabalho normal, igual aos tantos outros já trabalhados em uma máquina de serra circular.

Mas, não foi bem assim. Neste dia, o paranaense Adão Proença, retornaria para sua família, com partes de seu corpo perdidas no ambiente de trabalho, voltava pra casa incompleto. Naquele momento, triste na vida do trabalhador, Adão entrava para as estatísticas das vítimas de acidentes de trabalho. Um disco, rápido e frio, assim como fazia com a madeira, cortou-lhe dois preciosos dedos da sua mão direita.

Adão Proença era mais um amputado, mas isso não seria motivo para desistir de sonhos. Depois do acidente ele decide tomar outros rumos na vida que lhe trouxesse bem estar e superação para perda. E esse prazer pela vida, ele reencontra na prática do esporte. Adão, que em breve conclui o curso de técnico de segurança no trabalho, se tornou um grande maratonista. Muitas conquistas vieram em sua vida.

Já são cerca de 5 anos, graças ao incentivo de um amigo na empresa, que o maratonista coleciona títulos, medalhas e troféus em competições nacionais e internacionais. E neste final de ano, o futuro técnico de segurança do trabalho, vítima de um acidente de trabalho, será um dos participantes da 88ª Corrida São Silvestre. Ele representará toda categoria profissional dos técnicos de segurança do Brasil.

Adão Proença, trabalhador que sentiu no corpo e na alma as conseqüências de um acidente de trabalho, revela sua relação com a segurança ocupacional. “Minha ligação com a segurança no trabalho começou depois de ter sofrido este acidente na empresa, onde amputei dois dedos da mão direita; isso me fez refletir o quanto é importante trabalhar com segurança”, diz o maratonista - TST.

Proença quer usar seu acidente na serra circular para falar de prevenção de acidentes no trabalho para as pessoas que estão à mercê do perigo. “Não quero que ocorra com as pessoas o que aconteceu comigo. Um dia sem acidente passa despercebido, mas um dia com acidente jamais será esquecido”, segundo ele, este será sempre seu lema de trabalho.

Os Técnicos de Segurança do Trabalho do Brasil estarão na torcida, vibrando para que o futuro TST, Adão Proença, consiga uma excelente colocação na 88ª edição da Corrida São Silvestre.


Em conversa mantida através da sala de “bate papo” com amigos técnicos de segurança do trabalho, o maratonista Adão Proença, revelou que não recebeu ajuda de custo para participar da São Silvestre, mas acredita que fará uma boa corrida e que terá uma excelente colocação na competição. “Infelizmente em nosso país as pessoas não dão o devido valor ao esporte, estou tendo despesas, mas se Deus permitir farei uma boa corrida”, disse  Adão.

Mas, o maratonista se diz satisfeito e promete dedicação durante toda a prova para conseguir um bom resultado. Já são cerca de cinco anos competindo e colecionando títulos, medalhas e troféus, tanto em competições nacionais, quanto em edições internacionais.

Foto da maratona 2012
O futuro técnico de segurança do trabalho, vítima de um acidente de trabalho, será um dos participantes da 88ª Corrida São Silvestre. Toda categoria profissional dos técnicos de segurança do Brasil estará vibrando por Adão Proença. 

Por: Eli Almeida
Campina Grande/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...