segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Problemas cardiovasculares em aviões matam mais que acidentes

Veja dicas para evitar correr riscos durante a viagem.

Cardiologistas e autoridades da aviação civil anunciam que o número de mortes em aviões é maior por problemas de saúde do que nos acidentes aéreos, mas há como o passageiro se prevenir.

No ano passado, 490 pessoas morreram dentro de aviões, em todo o mundo, por causa de problemas cardiovasculares, como infartos, paradas cardíacas, embolia pulmonar e derrames, de Sociedade Brasileira de Cardiologia. O número é maior que o de vítimas em acidentes aéreos no mesmo período (486).

O perigo é maior nos voos longos, com mais de quatro horas de duração. A saúde do passageiro conta, mas o problema são as condições dentro da aeronave. A umidade mais baixa com menos oxigênio e os assentos apertados favorecem a formação de coágulos no organismo.

"Esses coágulos, quando você levanta, podem ir para a cabeça, para o pulmão ou para o cérebro, e gerar o problema cardiovascular”, diz o cardiologista Manoel Fernandes Canesin.

Em uma situação dessas, a presença de um médico a bordo deveria ser um alento para os passageiros, mas isso nem sempre faz a diferença. As pesquisas mostram que 86% dos voos internacionais sempre têm pelo menos um médico a bordo -- de férias ou a caminho de congressos, mas menos de 10% deles sabem o que fazer numa situação de emergência.

“Não é a especialidade deles, não recebem treinamento para isso. Então, eles precisam se reciclar continuamente para salvar vidas mesmo quando estão de férias”, afirma Canesin.

Para não correr riscos durante a viagem, a dica é tomar bastante água, levantar da poltrona e fazer pequenos movimentos a cada duas horas e evitar os remédios para dormir. Se passar mal, o passageiro, ao menos, vai estar acordado para pedir ajuda. Na dúvida, procure um médico antes de fazer as malas. “Tudo isso são medidas importantes para que a gente possa viajar tranquilo e ter férias tranquilas”, explica o cardiologista.


Por: Wilson KirscheLondrina, PR
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/12/problemas-cardiovasculares-em-avioes-matam-mais-que-acidentes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...