sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Pesticida - Nuvem química assusta Buenos Aires

 
Prédios são esvaziados; substância produz forte odor e irrita os olhos.

A nuvem que subia do porto de Buenos Aires: população ficou assustada.

La Nación.

BUENOS AIRES - Vários prédios e escolas em Buenos Aires foram evacuados nesta quinta-feira depois que uma nuvem química com um forte odor se espalhou pelo centro da cidade. As autoridades negam que a nuvem seja tóxica, mas mais cedo alertaram os moradores a permanecerem em casa com as janelas fechadas. Algumas pessoas se queixavam de ardência nos olhos e problemas para respirar, principalmente em Puerto Madero, informaram os meios de comunicação locais.

- O que chega ao centro não é motivo de preocupação. O odor é ruim, mas a substância está tão diluída que já não é tóxica - afirmou Javier Corcuera, diretor da Agência de Proteção Ambiental de Buenos Aires.

De acordo com as autoridades, o produto que provocou a nuvem é um pesticida. O problema aparentemente começou em um contêiner no Terminal 4 do porto da cidade. A área foi isolada pela polícia e várias ambulâncias foram deslocadas para o local. Segundo a prefeitura, especialistas estão trabalhando no local, usando uma espuma.

A prefeitura negou que tenha ocorrido um incêndio no porto, como noticiaram as TVs mais cedo, atribuindo a nuvem a uma reação química do produto em contato com a água da chuva, que teria entrado no contêiner.

A população ficou assustada e muitos saíram às ruas usando máscaras sobre nariz e boca. Moradores definiram o odor como cheiro de óleo queimado ou gás de cozinha. Ele chegou aos bairros de Constitución, Balvanera, Congreso, Retiro, San Telmo, Centro, Puerto Madero e Recoleta.

A fumaça não é devido ao fogo. Está saindo de um produto que reagiu em contato com a água. É de cor amarela”, informou a Prefeitura ao jornal “Clarín”.

O odor tumultuou ainda o trânsito, com várias linhas de trem e metrô interrompidas ou com serviços limitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...