sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O julgamento de Belo Monte






Caros membros da Avaaz,
O novo presidente do Supremo Tribunal Federal pode salvar as majestosas florestas brasileiras impedindo a construção ilegal da usina hidrelétrica de Belo Monte. Mas ele terá uma posição relutante e não enfrentará o governo federal, mantendo as coisas como estão, a menos que milhares de cidadãos apoiem suas ações!

Belo Monte ameaça pelo menos 4408 km2 de floresta e 24 grupos étnicos indígenas diferentes. O governo somente aprovou o projeto mediante condicionantes rigorosas. Agora, o mesmo governo está abertamente indo contra essas condicionantes, falhando em consultar os índios e não concluindo estudos de impactos ambientais por inteiro. Até agora o judiciário se manteve em silêncio e permitiu que a construção da usina continuasse, mas o STF já deixou claro que a mobilização pública influenciou a decisão sobre a Ficha Limpa, por isso vamos aumentar o volume das nossas vozes para fazer cumprir a lei e impedir a destruição da Amazônia!

Joaquim Barbosa não tem medo de enfrentar o governo federal, e sua chegada à presidência do Supremo representa a nossa chance de julgar Belo Monte. Clique aqui para assinar a petição, e vamos entregar as assinaturas diretamente ao ministro Barbosa -- em seguida compartilhe com todos:

http://www.avaaz.org/po/belo_monte_on_trial_a/?biHFCdb&v=19889

A licença que autorizou a construção da usina dizia - pela primeira vez no Brasil - que Belo Monte só poderia ser construída se obedecesse à uma série de condicionantes, como consulta às comunidades indígenas, estudos de impacto ambiental e recuperação de área de floresta. Mas, com mais de 15% das obras concluídas, as condicionantes estão sendo ignoras! O ministério público federal já pediu ao judiciário 15 vezes que parassem as obras de Belo Monte, mas medidas procedimentais estão permitindo que a construção siga adiante.


Joaquim Barbosa, que se mostrou forte durante o escândalo do Mensalão, acabou de assumir a presidência do STF, tem o poder de colocar a questão de Belo Monte em julgamento e forçar o governo a parar as obras. A construção da usina e o desmatamento vão produzir vastas quantidades de CO2, e se o governo se esquivar de cumprir as limitações exigidas pelo IBAMA o impacto será desastroso.

O governo quer chegar a um ponto em que uma boa parte de Belo Monte tenha sido construída, tornando a construção do restante inevitável. Mas podemos parar a construção antes que seja tarde demais.

Frequentemente, membros da Avaaz de todo o mundo se reúnem contra injustiças e violações de direitos humanos. No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas já se uniram em coro uníssono pela proteção das floretas. Vamos nos juntar mais uma vez, e proteger o futuro da Amazônia e os interesses do povo brasileiro.

Com esperança e determinação,

Pedro Abramovay - Avaaz.org <avaaz@avaaz.org>

Pedro, Diego, Alex, Carol, Maria Paz, Laura, Ricken e toda a equipe da Avaaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...