segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Fábrica Elizabeth cimentos


A realização de um grande sonho (visionário, José Nilson Crispim).

Evento realizado nesta sexta-feira (30), no auditório da SRTE-PB Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba, coordenado por Renato Alvarenga, engenheiro mecânico com especialização em engenharia de segurança do trabalho.

Tema: Projeto da fábrica Elizabeth cimentos, que usa como base a sustentabilidade trazendo para a indústria paraibana uma nova forma de trabalho, focada na preservação da natureza e empenhada na segurança, saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

Palestra do engenheiro Degmar Diniz, coordenador do projeto, apresentando as estratégias para implantar a fábrica socialmente justa e ambientalmente correta, que busca incessantemente a sustentabilidade.

Praticas de segurança na incumbência de controlar o ruído com uso de isolamento acústico, enclausuramento de equipamentos, redução de riscos ergonômicos e de acidentes, carregamento automático dos caminhões, proteção de máquinas e equipamentos em conformidade a NR12, eliminação de condições inseguras para manutenção e operação, reciclagem de resíduos com o conceito de “Lixo e resíduos Zero”, aparelha o parque industrial para o coprocessamento de detritos, utilizando-se de coleta seletiva e reciclagem do residual para destino final por empresas especializadas, instalação de estação de tratamento de esgoto sanitário, uso racional da água e proteção de nascentes.

Alargamento de relacionamento com a comunidade do entorno, com criação do mercado agrícola, formação e uso de mão de obra local.

Visitas regulares da comunidade ao parque fabril, reuniões periódicas com representantes do entorno para avaliação do desempenho social e ambiental da unidade, intercâmbio fábrica/escola, reforma de educandário, criação de programa de educação ambiental e pavimentação de rodovia.

Construção do parque fabril em parceria com as empresas MCM construções e Montagens e BLOCO Engenharia & Construção.

Informações técnicas das construtoras:

Duração da obra 15 meses, metodologia executiva: Concreto moldado “in loco”, 35.000 m³ de concreto, 35.000 ton. de aço, 120.000 m² de forma, 160.000 m³ de escoramento, 1.100.000 homens horas trabalhadas e 200.000 horas de equipamentos.  
 

Por: Laercio Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...