sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Alojamento metálico



Luis Ricardo Bérgamo

Foto: Marcelo Scandaroli
Alojamentos metálicos são estruturas temporárias montadas no canteiro de obras para servir como dormitório e banheiro para os operários. É possível encontrar alojamentos montáveis, ou seja, peças pré-fabricadas que são encomendadas de acordo com as especificações dadas pela construtora, ou usar contêineres, que chegam ao canteiro prontos para utilização. 

O alojamento permite montagem e desmontagem rápidas. Além disso, segundo Elvio Luiz Lorieri, diretor de canteiro de obras da Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Bens Móveis (Alec), "o alojamento metálico, não propaga fogo e pode ser reaproveitado diversas vezes".

Especificação 
Os alojamentos metálicos podem ser agrupados em módulos para formar estruturas com até três andares. O comprimento dos contêineres pode variar de 1 m a 6 m, enquanto a largura tem como limitante a dimensão do caminhão de transporte, e fica entre 2,30 m e 2,40 m. O pé-direito não pode ser inferior a 2,40 m, segundo a Norma Regulamentadora no 18 (NR-18). 

Os dormitórios podem conter camas duplas do tipo beliche, mas a altura livre entre as camas tem de obedecer ao mínimo de 0,90 m. O alojamento deve possuir pelo menos duas aberturas para ventilação natural, cujas dimensões somadas devem ser equivalentes a 15% da área do piso. Algumas versões têm ar-condicionado e oferecem isolamento térmico e acústico, mas esses são itens adicionais, não exigidos pela NR-18. 

A construtora deve ficar especialmente atenta ao alugar ou comprar alojamentos feitos a partir da adaptação de contêineres que já foram usados para o transporte de cargas. Nesse caso, a empresa deve manter disponível no canteiro o laudo técnico atestando a ausência de riscos químicos, biológicos e físicos aos usuários. Esse documento deve ser produzido por profissional legalmente habilitado e deve conter a identificação da empresa responsável pela adaptação do contêiner.

Checklist
  • Certifique-se de que o alojamento atende às exigências da NR-18, como pé-direito mínimo de 2,40 m, beliches com 0,90 m de altura entre as camas e aberturas para ventilação com dimensão equivalente a 15% da área do piso.

  • Antes de decidir entre comprar ou alugar, avalie o tempo de duração da obra e a perspectiva de reutilização do alojamento em futuras construções.

  • Quando o alojamento é adaptado a partir de contêineres usados para o transporte de cargas, a construtora deve manter no canteiro o laudo técnico atestando a ausência de riscos químicos, biológicos e físicos aos usuários.

  • Privilegie fornecedores que oferecem atendimento pósvenda e equipe de manutenção.

  • O terreno onde o alojamento será instalado deve ser previamente aplainado. No caso de contêineres, prepare-se para descarregar o equipamento já em sua posição definitiva.

  • Ao comparar os alojamentos, avalie: espessura das chapas utilizadas, tratamento contra ferrugem, pintura, conforto térmico, qualidade dos acabamentos e instalações elétricas e hidráulicas.

  • Estude qual será o pico de mão de obra no canteiro para dimensionar corretamente a quantidade de alojamentos.

  • A limpeza da parte interna deve ser especialmente cuidadosa nos cantos e junções de peças, pois a areia e a terra acumuladas podem favorecer o acúmulo de umidade e a corrosão.

EntrevistaNilton Nazar
Cuidados no dimensionamento
Divulgação: Instituto Mauá
'O conforto térmico e acústico quase sempre deve ser complementado por isolamento acústico ou sistema de refrigeração. A chapa sozinha não consegue atender esses quesitos'
Nilton Nazar 
professor de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia
Quais os cuidados com a parte elétrica na hora de instalar o alojamento?
Além do preconizado pelas normas, atenção especial deve ser dada ao aterramento desse tipo de alojamento. O metal é altamente condutor de eletricidade, qualquer desvio de corrente deve ser prontamente evitado. Outro ponto importante a ser observado é a utilização de disjuntores do tipo DR, que desarmam imediatamente em qualquer início de curto circuito (correntes de fuga). Esse cuidado deve ser observado principalmente nas instalações dos chuveiros elétricos, além do aterramento específico dos mesmos. 

Qual a resistência ideal do aço para um alojamento? Qual seria a espessura mínima ideal da chapa de metal? 
Não é somente a espessura da chapa que determina a sua resistência e sim a sua seção e estrutura. Os alojamentos existentes no mercado, em sua maioria, são constituídos de chapas metálicas galvanizadas colocadas em quadros compostos de perfis metálicos, sendo então este conjunto (chapa + estrutura) o responsável pela rigidez do contêiner. Em todo caso, as espessuras usuais das chapas estão em torno de 0,5 mm, dependendo do uso a que se destinam. 

Quais seriam as desvantagens dos alojamentos metálicos frente aos outros tipos? 
O conforto térmico e acústico dos contêineres quase sempre deve ser complementado por um isolamento acústico ou um sistema de refrigeração (arcondicionado). A chapa sozinha não consegue atender esses quesitos em grande parte dos casos. Essas intervenções para melhorar o conforto podem acabar refletindo no custo.

Normas técnicas
  • NR-18 - Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção

  • NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho

  • ABNT NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão

  • ABNT NBR 12284 - Áreas de Vivência em Canteiros de Obras - Procedimentos

Fornecedores e cotação de preços 
O mercado oferece diversas opções de compra e de aluguel de alojamentos. Antes de tomar essa decisão, a construtora deve levar em conta fatores como o tempo de duração da obra e a perspectiva de reutilização em futuras empreitadas. Vale lembrar que o alojamento dos trabalhadores é um dos primeiros itens a serem colocados no canteiro e o último a ser retirado. 

Para Danilo Assant, gerente de obras da Living Construtora, "o custo e a mobilidade dos alojamentos metálicos favorecem a opção do aluguel". A grande maioria das construtoras prefere essa opção, porque assim não é preciso imobilizar capital e, ao final da obra, devolve-se o alojamento, desonerando a construtora da manutenção e estocagem do equipamento. 

Na escolha de fornecedores, Elvio Lorieri recomenda selecionar empresas que ofereçam atendimento pós-venda e equipe de manutenção. 

Logística 
O terreno que irá receber o alojamento deve estar aplainado quando da chegada do equipamento ao canteiro. Se o alojamento já chegar montado, como no caso dos contêineres, deve ser descarregado na posição em que ficará até o final da obra.

Já nos casos em que as peças vêm desmontadas, o descarregamento pode ser feito manualmente, tomando-se sempre o cuidando de não danificar as partes. 

No caso dos montáveis, a espessura das paredes determinará a carga que poderão receber. Por isso, ao montar o alojamento, deve-se verificar com o fornecedor os cuidados para fixação de prateleiras e instalações elétricas. 

Cuidados gerais 
Feitos normalmente de aço zincado, os alojamentos são projetados para resistir às intempéries sem oxidar. Ainda assim, a limpeza da parte interna deve ser especialmente cuidadosa em cantos e junções de peças, pois a areia e a terra acumuladas podem favorecer o acúmulo de umidade, acelerando a corrosão.

Luis Ricardo Bérgamo



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...