sábado, 20 de outubro de 2012

Sindicato na BA denuncia morte de petroleiro por benzeno e faz protesto


Ação acontece em frente à Refinaria Landulpho Alves, na região metropolitana.


Sindicato diz que trabalhadores da Petrobras continuam sendo expostos.

Sindicato na BA denuncia morte de petroleiro por benzeno e faz protesto (Foto: Sindipetro/Divulgação)


Funcionários se reúnem em frente a Refinaria Landulpho Alves, localizada na Região Metropolitana de Salvador. (Foto: Sindipetro/Divulgação).

Cerca de 300 funcionários da Petrobras realizam na manhã desta sexta-feira (19) um protesto em frente à Refinaria Landulpho Alves, que fica situada na cidade de São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador. Segundo Deyvid Bacelar, diretor do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA), o movimento é contra a morte de um trabalhador da empresa, que teria morrido na quinta-feira (19) devido a exposição a benzeno enquanto trabalhava.

“Infelizmente uma morte anunciada ocorreu. Um companheiro nosso, que era operador da unidade, falece por conta da exposição ao benzeno. Ele estava internado desde dezembro do ano passado. Ele chegou a fazer um transplante de medula, mas não resistiu”, afirma Bacelar.

Segundo o diretor do sindicato, os trabalhadores impedem a entrada de funcionários na unidade. “Outros operadores que têm que coletar amostra continuam se expondo. Estamos impedindo a entrada na refinaria. Ônibus de trabalhadores estão retornando para casa. Estamos falando que é um dia de luto e poucas pessoas estão ficando”, diz. A Polícia Rodoviária Estadual informou que os trabalhadores não fecharam as vias de acesso a unidade.

Por meio de nota, a Petrobras informou que lamenta a morte do funcionário e que presta assistência à família da vítima. A empresa diz ainda que "mantém um rigoroso monitoramento ocupacional e biológico dos seus trabalhadores, seguindo as orientações do Acordo Nacional do Benzeno". Segundo a Petrobras, todas as unidades operacionais da empresa estão em conformidade com a legislação e regulamentações nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...