segunda-feira, 9 de julho de 2012

Sonhos e realizações – O costume é o que mata o corpo


 


Você lembra quando era criança? Quando começou a andar e falar? Não? É provável que tenha guardado esta informação em sua área afastada da memória existencial. Experimente perguntar aos seus pais, tios, avós, e amigos  que lhe conheceram na época. Eles provavelmente vão apontar suas estripulias , fatos interessantes, curiosos, e até preocupantes para eles. Você na verdade queria andar, mexer, cutucar, experimentar, realizar! Caia, levantava, errava, refazia, inventava! E para falar? Trocava pai por mãe, chamava os avós de pai, e mãe, fazia sons estranhos e gestos para pedir água, comida, coisas para brincar. Aprendeu a ficar em pé, dar alguns passos como um ébrio. Batia nas paredes, mesa e objetos. Corria, e todos lhe chamavam  a atenção e cuidados. Mas você continuava de forma birrenta e independente. Você era insistente , teimoso e autônomo. Quanta arte, quanta criatividade, quanta descontração e  sede de aprender e realizar.
Então você cresceu, virou adolescente, adulto, aprendeu a falar, andar, estudar, trabalhar, ser “dono do próprio nariz”. Viver em sociedade, seguir rotinas... Acordar, realizar necessidades pessoais, comer, vestir, trabalhar, estudar, namorar algumas vezes, família, pagar contas, envelhecer...
- Hoje não dá mais, tenho mulher e filhos...
- isso é prá jovem sem compromisso...
- Morar em outro estado?  E se não der certo?
- Quem vai pagar minhas contas?
- Deixar o emprego? Nem pensar! É pouco mas é uma segurança...
- Se não aprendi quando era jovem, agora é impossível...
- Eu não tenho jeito pra isso...
- Meus pais sempre me incentivavam a estudar e arrumar um bom emprego, e se não consegui a culpa é minha.
- Está chovendo! Não tenho  condições.... não tenho dinheiro! Tenho mulher e filhos... É muito longe ... , é muito alto, é muito caro, não tenho carro. Ninguém acretida! Já tentei e não deu certo. Ninguém me ajuda. Deus não olha pra mim...
- Tem gente que tem sorte, quenasce com o bumbum virado pra lua!
- Nasci pobre, vou morrer pobre,  pra que lutar contra isso?
- O que tenho dá pra viver, pra que correr se o final de todos é a morte?
-Acomodação, zona de conforto, é o que o nosso organismo busca, principalmente com o passar da idade. Uma boa cama, uma cadeira de balanço, uma casa na praia, um sitio, o silencio.
E o que acontece com o corpo?
- Surgem as dores, as juntas endurecem, o andar fica lento e inseguro, as idéias, lembranças e sonhos são quase sempre do passado, ou frustrações de um futuro não realizado.
Olhe para dentro: perceba que seu EU interior é jovem, é criança. Está sempre disposto a inovar, a quebrar paradigmas, a ser independente.
PARE E PENSE...
Durante sua vida a quantidade de “nãos”: não pode, não é permitido. Esqueça isso! Você é um sonhador. Agora você é um(a) senhor(a) de idade, a vida é assim mesmo, quem não nasceu pra ser rei, nunca chega a majestade. Sempre foi assim, porque você quer ser diferente?
O mundo está em constantes, exigentes  e acelerada mudanças:
- idosos praticando exercícios físicos, antes proibidos para sua faixa de idade
- Jovens superando seus pais em conhecimentos, habilidades e atitudes;
- Mulheres no mercado aberto de trabalho e liderança;
- Homem em atividades domestica, do lar, ou relacionadas;

Saia do aquário venha para o mar!
Exercite-se física e mentalmente: caminhe, corra, faça academia, fisioterapia, natação.
Faça novos cursos, presencial ou a distância: aprenda a dançar, andar de bicicleta, saltar de paraquedas, atividades manuais e técnicas, arte...  EMPREENDA!!
Seu corpo e mente serão renovados e agradecerão!
Os Neurônios criarão novas sinapses de grande valor.  Sua memória recente será ampliada. Sua vida terá novo sentido.
Vença o sono, o cansaço, o medo, o desanimo, provocado pelo corpo em busca da morte.

O costume mata o corpo, mas um espírito  ativo, renova a alma (sede das emoções), e rejuvenesce o corpo.
Comece, refaça, mude, Agora!empreendedorismo)
email - valdolirio@gmail.com
Deixe um legado e viva para sempre!
Não há segunda via para a vida!
Não morra antes da morte chegar!
Tudo posso naquele que me fortalece...

Valdolirio Soares
- Empresário (ATOS - Soluções Empresariais), Consultor organizacional, Palestrante e Educador, Credenciado Nacional Haggai- liderança, Unesco - Empreendedorismo
valdolirio@gmail.com   -   www.atoseduca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...