sexta-feira, 15 de junho de 2012

Empresas sucroalcooleiras recebem selo em Brasília



Usinas receberam selo de compromisso, por respeitar direitos de trabalhadores do setor canavieiro. 

Por cumprir boas práticas de respeito aos trabalhadores do setor canavieiro, 169 empresas sucroenergéticas receberam o selo Empresa Compromissada em cerimônia, ontem, no Palácio do Planalto.

Quatro usinas contempladas são paraibanas: Japungu Agroindustrial (Santa Rita), Monte Alegre (Mamanguape), Miriri Alimentos e Bionergia (Santa Rita) e Giasa –LDC SEV (Pedras de Fogo).

As boas práticas estão definidas no Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana de Açúcar, firmado em 2009 entre governo federal, empresários e entidades de trabalhadores. A presidenta Dilma Rousseff participou da cerimônia.

Entre os itens do compromisso estão o fornecimento de transporte seguro e grátis aos trabalhadores, a contratação direta, eliminando a figura do atravessador (conhecido como “gato”), e a garantia de local adequado para a alimentação e fornecimento de recipiente térmico (marmita), para conservar a temperatura da refeição.

A garantia do acesso das entidades sindicais ao local de trabalho dos cortadores de cana de açúcar para verificar as condições de trabalho é outro item do compromisso.

O ex-cortador de cana e atual secretário de Assalariados Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antônio Lucas, comemorou os avanços trazidos pelo incentivo à melhoria das condições de trabalho no setor.

A presidenta Dilma Rousseff também destacou o êxito do compromisso.

“Estamos dando um passo no sentido de mostrar que é possível, sim, produzir energia limpa fazendo um processo de inclusão social no qual o direito dos trabalhadores adquire papel de destaque”, destacou.

As adesão das empresas do setor sucroenergético ao Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-açúcar é voluntária.

Após a adesão, elas recebem visitas para verificar o cumprimento das boas práticas estabelecidas e são selecionadas as que estão aptas a receber o selo Empresa Compromissada.

Segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, há 300 empresas do setor no país.

Dessas, 250 aderiram ao compromisso e 169 receberam hoje o selo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...