quarta-feira, 13 de junho de 2012

Consórcio libera 3.800 funcionários após morte em estádio de Brasília



Empresa diz que haverá perícia no local para investigar as causas da morte.

Operários afirmam que parte foi liberada, mas todos decidiram parar as obras.
O Consórcio Brasília 2104, empresa responsável pela construção do Estádio Nacional de Brasília, liberou nesta terça-feira (12) os cerca de 3.800 funcionários que trabalham na obra. A decisão foi tomada, segundo nota, em razão da perícia que será feita no estádio após a morte de um funcionário de 21 anos nesta segunda (11).


O operário morreu após cair de uma altura de cerca de 30 metros. Foi a primeira morte registrada na obra. O funcionário trabalhava na construção desde março como ajudante. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele estava com parte do equipamento de segurança obrigatório, mas não especificaram o que faltava.
 Foto: Filipe Matoso/G1

Médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram chamados e ainda tentaram reanimar o rapaz por 40 minutos, mas ele não resistiu.

O Consórcio Brasília 2014 informou que a perícia da Polícia Civil será finalizada nesta terça, "assim como as investigações internas do empreendimento". Em nota, a assessoria da empresa informou que não será descontado o dia de trabalho na folha de pagamento dos operários e o dia vai ser contado como trabalhado.


Segundo o operário Josiclei Santos, a empresa havia liberado inicialmente apenas parte dos funcionários, mas os trabalhadores, em reunião, decidiram parar todas as atividades. "Os funcionários se reuniram e decidiram fazer assim. O que aconteceu ontem foi uma fatalidade. Todo mundo trabalha direito aqui com todos os equipamentos", afirmou.


O operário Carlos Pereira disse que os itens de segurança são fornecidos pelo consórcio. "A empresa liberou a gente e foi a melhor coisa a ser feita. Mas a gente ia parar de qualquer jeito. Era um ser humano e se não tivessem liberado todo mundo, a gente ia sair mesmo", disse.


Valldimar Lopes de Albuquerque, que diz ter visto a queda do operário que morreu nessa segunda, afirmou não ter conseguido dormir nesta noite. "A decisão de parar foi da turma que trabalhava com ele. Nós vimos quando o colega caiu e ninguém conseguiu dormir direito. Foi complicado. A empresa fornece todos os equipamentos para os funcionários. Infelizmente, foi uma fatalidade mesmo", afirmou.


Em nota divulgada no dia da morte do operário, os responsáveis pela construção disseram lamentar a morte e informaram que darão toda a assistência necessária à família do ajudante, além de abrir uma investigação interna sobre as circunstâncias do acidente.


Segundo o comunicado, ainda não é possível apontar as causas do acidente, mas os socorristas verificaram que o operário estava como os equipamentos de proteção exigidos pelas normas do trabalho.


O Consórcio Brasília 2014 reiterou cumprir todas as normas de segurança do trabalho, incluindo os treinamentos e orientações adequados às atividades exercidas pelos trabalhadores. Segundo a nota, o canteiro de obras é periodicamente vistoriado pela Superintendência Regional do Trabalho, atendendo a todos os requisitos de segurança.


O Estádio Nacional de Brasília começou a ser construído em julho de 2010, em substituição ao antigo estádio Mané Garrincha, e vai sediar os jogos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014, e terá capacidade para 71 mil torcedores.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...