sábado, 2 de junho de 2012

Cerca de 900 pessoas serão capacitadas


Cerca de 900 pessoas serão capacitadas para trabalhar em fábrica de cimento na Paraíba

Escavações e terraplanagem em terreno onde vai ser instalada a fábrica já foram iniciados.

 Vanessa Silva - do NE10/ Paraíba

Cerca de 900 trabalhadores paraibanos serão capacitados para atuar na construção e operação da nova fábrica de cimentos que está sendo instalada no município de Pitimbu, Região Metropolitana de João Pessoa. O empreendimento, do grupo Brennand, tem inauguração prevista para 2014. Um termo de cooperação técnica foi assinado nessa quarta-feira (23), no Palácio da Redenção, pelo acionista do grupo, Ricardo Brennand; o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho; também pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Buega Gadelha; pelo prefeito de Pitimbu, Rômulo Carneiro; e pela presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Margarete Bezerra.

O convênio tem como objetivo qualificar a mão de obra na região e a iniciativa faz parte do projeto Mãos Dadas com o Futuro. O investimento do grupo no projeto será de R$ 1,8 milhão. O curso, que será aplicado pelo Senai, envolve módulos que tem como objetivo elevar o nível educacional dos moradores de Pitimbu, além de oferecer transporte e cesta básica para cada participante. "A nossa perspectiva é que todos os funcionários da fábrica sejam de Pitimbu e região e ela influencie no desenvolvimento econômico da região”, afirmou o consultor de planejamento estratégico do grupo Brennand, Francisco Carlos da Silveira.

A capacitação contará com 56 turmas de 16 alunos cada, voltadas para a construção civil e metal mecânico, montador de andaimes, eletricista, instalador hidráulico, pedreiro e servente. No dia 4 de junho, mais duas turmas iniciam o projeto com os cursos para formar carpinteiros e armadores. As aulas serão realizadas nos ginásios de esportes de Pitimbu e Acaú, respectivamente.

Já a presidente da Cinep, Margarete Bezerra, destacou que o convênio está formando 900 trabalhadores, mas a demanda utilizada na operação da fábrica da Brennand será de 400, então haverá um excedente de pessoas qualificadas que serão aproveitadas por outras indústrias da região. De acordo com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, o plano é transformar a região de Pitimbu no maior polo industrial do estado, com indústrias de cimento e do setor de autopeças, entre outros empreendimentos.

Para a cidade que vive praticamente só da pesca e extração de cana de açúcar, a expectativa também é grande. Para o prefeito de Pitimbu, Rômulo Carneiro, a vinda da fábrica de cimentos para o local "é como ganhar na loteria". "Não tenho dúvidas que essa fábrica irá alavancar o desenvolvimento de Pitimbu e, por isso, já temos cerca de 1200 pessoas inscritas para participar dos cursos. É uma expectativa muito grande daqueles que só têm como opção trabalhar com a pesca ou com a cana de açúcar”, declarou.

BRENNAND - A Fábrica de Cimentos da Brennand representa um investimento superior a R$ 600 milhões e irá gerar, inicialmente, 400 empregos diretos. A expectativa é de outras centenas de indiretos. Os serviços de terraplanagem e drenagem no terreno onde a fábrica será instalada foram iniciados este mês e dentro 45 dias deve ser iniciada a construção física. A previsão é de que a fábrica esteja em funcionamento em cerca de dois anos.



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...