quarta-feira, 9 de maio de 2012

Juízes e procuradores do trabalho terão curso sobre prevenção de acidente na construção civil


Em pé Juiz do trabalho, Artur Torres
Por Fabrícia Oliveira
“O objetivo fundamental desse curso é aproximar o juiz, o procurador, ao campo da prática. Entender como funciona a fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho (SRT-PB), entender quais são as diretrizes traçadas pela NR 18, em termos de prevenção de acidentes de trabalho”, foi o que revelou o juiz do trabalho, Artur Torres, que participou da reunião do Comitê Permanente Regional na Paraíba (CPR-PB), nesta terça-feira (8), no auditório do Sindicato da Indústria da Construção de João Pessoa (SINDUSCON-JP). 
O juiz, Artur Torres, disse ainda que, “a ideia é que tenha algum palestrante de fora, porém, alguns daqui de João Pessoa para termos uma ideia da visão local, da nossa realidade, afinal os conflitos são nossos. Eles deverão falar sobre as experiências deles em campo, para nós, será bastante interessante e enriquecedor”, afirmou.
O curso previsto para acontecer no mês de julho é uma das ações a ser implementada, em atendimento ao Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, lançado pelo Tribunal Superior do Trabalho. A capacitação objetiva a conscientização dos juízes, procuradores e de pessoas de outros segmentos, no qual, será delimitada a participação, para que tenham uma visão menos teórica e mais prática.  
Programa de Redução de Acidentes Elétricos 
Além do curso, durante a reunião foi discutida a articulação com a Energisa, que visa alguns ajustes no Programa de Redução de Acidentes Elétricos. Segundo o auditor fiscal do trabalho, Carlos Pontes, a Energisa tem interesse em participar de discussões sobre problemas, por exemplo, na localização dos estandes de vendas. “Alguns estandes chegam a ocupar o passeio público e outros “abraçam” postes com quadro de distribuição principal da obra, que é considerado um risco grave e iminente”, afirmou. 
A próxima reunião do Comitê acontecerá no dia 12 de junho, na qual, um representante da gerência técnica da Energisa participará para mais ajustes e esclarecimentos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...