quarta-feira, 4 de abril de 2012

Canteiro de obras padrão – Canteiro escola

Grupo Alliance mostra canteiro padrão e recebe profissionais
Um exemplo a ser seguido.....
Engenheiro da obra, Pedro Cabral de Melo
Por Naná Garcez
Engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, fiscais da Superintendência Regional do Trabalho, dirigentes sindicais, professores da Escola da Construção Civil conheceram nesta segunda-feira (02/04), o canteiro de obra padrão do Grupo Alliance instalado para a construção do Fontana de Mare, no Altiplano do Cabo Branco. O objetivo foi demonstrar para os profissionais como organizar o ambiente de trabalho, o alojamento e o refeitório dando condições de saúde e segurança aos trabalhadores daquele empreendimento que foi iniciado em setembro do ano passado.
A visita técnica pela obra foi organizada pelo auditor fiscal José Ribamar Gomes, como forma de promover a troca de experiência entre as empresas porque o canteiro da Alliance, em especial as acomodações voltadas para abrigar os operários, porque considera que é uma forma de valorizar o trabalhador. A técnica de segurança Rosana Lima do Nascimento, que coordena uma equipe formada por dez pessoas, fez uma palestra mostrando a prática diária do diálogo com os trabalhadores, quando enfatiza as recomendações para trabalhar em segurança na montagem da laje. Ela inclusive explicou o funcionamento do sistema de poste de segurança que permite prender a pessoa que trabalha em altura. Além da recomendação para a limpeza e organização do local, de modo a evitar pequenos acidentes.
O empresário Vianez Guimarães Leite, que constrói em Camboinha, explicou que a visita é vantajosa porque há uma cultura na empresa grande de segurança do trabalho e se pode aprender como implantar algumas normas. Já o Francisco Demontier, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sintricon) disse que todas as obras fossem no padrão do Grupo Alliance e que é preocupante, em especial, as pequenas construções no Litoral Sul.
O engenheiro da obra, Pedro Cabral de Melo, revelou que estava satisfeito em receber os visitantes porque a empresa fornece condições de trabalho e segurança para a equipe, sendo parte da cultura da empresa que desde o planejamento, com a inclusão de recursos para aquisição de material e equipamentos de segurança. Além disso o canteiro abriga 37 trabalhadores mas tem capacidade para alojar 128 pessoas.
Demontier, Diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção.
O Fontana de Mare terá 48 apartamentos, em duas torres de 12 pavimentos com duas unidades por andar. Atualmente, 13% da estrutura já foi executada.


Grupo Alliance projetou e instalou um canteiro de obras de padrão diferenciado no Edifício Fontana di Mare, em construção no bairro do Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa-PB. Tal iniciativa surgiu após negociações ocorridas no ano passado entre dirigentes da empresa e Auditores Fiscais da SRTE-PB, visando à criação de um "canteiro de obras padrão" e/ou de um "canteiro escola" em nossa Capital.

O referido canteiro de obras estará sendo apresentado aos Auditores Fiscais da SRTE-PB e às pessoas, entidades e instituições interessadas na próxima segunda-feira (02 de abril de 2012) em um evento patrocinado pelo Grupo Alliance.

CONVOCATÓRIA

Convocamos, portanto, todos vocês - empresários, trabalhadores, sindicalistas, professores e instrutores de cursos de formação profissional, profissionais e estudantes de SST, arquitetura e engenharia - para participarem de uma PALESTRA e de uma VISITA TÉCNICA ao canteiro de obras do Edifício Fontana di Mare do Grupo Alliance, conforme segue: 

Data:

Segunda-feira, 02 de abril de 2012;

Programação:

14:30h - Boas-vindas - Diretoria do Grupo Alliance e representantes da SRTE-PB;

15:00h - Palestra - Projeto de Valorização dos Colaboradores do Grupo Alliance - TST Rosana Lima;

16:00h - Sorteio de brindes;

16:15h - Visita Técnica ao canteiro de obras;

16:45h - Coffee Break.

Local:

Canteiro de Obras do Edifício Fontana di Mare - Rua Poeta Targino Teixeira, Setor 07, Quadra 17 - Lote 502 - Altiplano Cabo Branco - João Pessoa-PB.

Ponto de referência: Rua de barro ao lado da sede da ALLIANCE, segundo canteiro de obras.

Contatos:

Rosana Lima
Técnica de Segurança do Trabalho
Fones:             (83) 8710-5370       / 8812-9680

Pedro Cabral 
Engenheiro responsável

Fone: 9936-8200

Érica Félix
Administração
Fones: 3252-1613 / 9952-2147

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...