segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Enólogo morre ao cair dentro de reservatório de vinho no RS



Homem de 50 anos caiu em reservatório de 12 mil litros de vinho.

Polícia Civl abriu inquérito para apurar as causas do acidente.

Jeronimo Silvello e Cristine Gallisa Da RBS TV


Perícia investiga causas da morte na vinícola em Barra do Ribeiro, RS (Foto: Cristine Gallisa/RBS TV)

Um enólogo de uma vinícola de Barra do Ribeiro, a 29 quilômetros de Porto Alegre, foi encontrado morto na manhã desta quinta (9) dentro de um reservatório de vinho. De acordo com a polícia, ele perdeu o equilíbrio enquanto trabalhava às margens do reservatório de 12 mil litros. A polícia acredita que foi um acidente de trabalho, já que não há sinal de violência no corpo.
O enólogo tinha 50 anos e era o responsável pela confecção e fermentação dos vinhos da Vinícola Laurentia. A polícia suspeita que o funcionário não estava usando máscara, equipamento obrigatório em locais onde há fermentação de vinho. Cinco mil quilos de uva haviam sido colocados na quarta-feira (8) para a fermentação. A empresa fará uma lavagem em todos os equipamentos. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar as causas do acidente. O corpo já foi encaminhado para autópsia no Departamento Médico Legal (DML).
Em contato com o G1, a gerente da vinícola informou que o proprietário adiantou o retorno de uma viagem para acompanhar as investigações. Ainda não houve manifestação oficial da empresa sobre o ocorrido.




Enólogo morre em tonel de vinho

O enólogo Cleber de Oliveira Andrade, 50 anos, foi encontrado morto dentro de um tonel de vinho de 12 mil litros para fermentação. Ele caiu de uma altura de aproximadamente 4 metros. O caso aconteceu naVinícola Laurentia, localizada em Barra do Ribeiro, região Metropolitana de Porto Alegre. O corpo foi encaminhado ao Departamento Médico Legal (DML).

A Polícia Civil foi acionada por funcionários da empresa às 7h30min. A suspeita é que tenha ocorrido um acidente de trabalho, pois não havia sinais de violência no corpo. "O acidente pode ter ocorrido porque o funcionário não estava usando máscara, equipamento obrigatório em locais onde há fermentação de vinho", explicou o titular da delegacia de Barra do Ribeiro, Luis Ricardo Bykowski dos Santos. "Ele telefonou para a esposa na noite de quarta-feira, informando que ainda trabalhava no local", contou. Um inquérito foi aberto para investigar as causas do acidente.

A vinícola Laurentia não se manifestou oficialmente sobre o assunto. Informou apenas que realizou a lavagem de todos os equipamentos depois da retirada do corpo. O proprietário da empresa antecipou retorno de viagem para acompanhar as investigações. Natural de Caxias do Sul, Andrade era o responsável pela confecção e pela fermentação dos vinhos da vinícola, onde trabalhava havia cerca de um ano. Ele era um dos três enólogos na empresa e tinha uma relação de amizade com os proprietários. Andrade exerceu cargos na Associação Brasileira de Enologia, com sede em Bento Gonçalves, e teve passagem pela Vinícola Perini.




Enólogo morre em reservatório de vinho
por Antonio Carlos Prado e Laura Daudén

Um enólogo gaúcho responsável pela fermentação na Vinícola Laurentia foi encontrado morto na semana passada no interior de um reservatório de vinho tinto. A polícia suspeita que, ao se debruçar demais para vistoriar o vinho, ele tenha caído – estava sem a máscara de proteção imprescindível a quem trabalha na fermentação. O tanque no qual caiu tem capacidade para 12 mil litros. A polícia ainda não descartou, no entanto, a hipótese de assassinato. A empresa anunciou que fez a lavagem do equipamento assim que o corpo foi retirado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...