sábado, 14 de janeiro de 2012

Procura pelo curso de técnico de Segurança do Trabalho cresce em João Pessoa



Portal da Revista Edificar entrevista nosso parceiro Diretor Executivo da UNEPI. 
Por Fabrícia Oliveira
Jornalista

“O técnico em Segurança do Trabalho é o profissional que adota medidas para diminuir a quantidade de acidentes trabalhistas, doenças ocupacionais e visa também proteger a integridade e capacidade de trabalho do indivíduo”. Foi o que explicou Cássio Cabral, diretor executivo da UNEPI, durante entrevista exclusiva ao portal da Revista EDIFICAR, falou sobre o curso e a importância da formação de mão de obra especializada para trabalhar na construção civil. Confira a entrevista:

Como está a procura pelo curso?

A demanda é sempre crescente, principalmente devido à implantação de novas indústrias aqui na Paraíba e o esplêndido crescimento do mercado imobiliário, que impulsiona a construção civil.

Que tipo de profissional procura o curso?

O público é composto, geralmente, por jovens entre 18 e 30 anos, alguns em busca de uma profissão e outros querendo migrar para uma nova profissão, visando o crescimento da procura, por parte do mercado, por estes profissionais.

Quanto tempo de duração?

O curso é ministrado na modalidade presencial, com duração de um ano e meio. Fomos a primeira escola privada a oferecer este curso aqui, na Paraíba, especificamente em João Pessoa.

Como tem visto a realização do curso para formar profissionais para o mercado de trabalho?

O curso é realizado de forma integrada, da teoria com a prática, seja através de visitas técnicas ou de estágios. Por sinal, a procura hoje é tão grande por estagiários que não damos contas, temos vagas de estágio sobrando.

Quantas turmas já foram formadas pela UNEPI? Esses profissionais estão trabalhando efetivamente na área?

Já formamos aproximadamente 25 turmas, incluindo turmas da manhã e noite. A maioria dos profissionais já está atuando na área. Hoje, um dos segmentos profissionais que mais cresce é a proteção dos trabalhadores e o técnico em segurança do trabalho é o profissional mais ligado a isso.

Quais são as áreas que mais ocorre acidente de trabalho na construção civil? Elétrica, mecânica, queda, falta de manutenção em equipamentos? 

Todas as construções de modo em geral ocorrem acidentes. Os principais são: queda, choque elétrico e soterramento.

Qual o período de inscrição? O que se deve fazer para se matricular no curso? 

O curso está com inscrições abertas, com início das aulas previsto para o mês de março e pode ser feita também pela internet. Teremos turmas no turno da manhã e da noite. O curso tem reconhecimento 032/2009 C.E.E-PB.

Saiba mais

A segurança do trabalho engloba diversas disciplinas: segurança, higiene, medicina, psicologia, comunicação e treinamento, administração, meio ambiente, pesquisa, legislação, responsabilidade civil e criminal, perícias, proteção do meio ambiente, ergonomia e gerência de riscos. Grande parte das atividades exercidas pelo ser humano estão relacionadas à segurança de trabalho. Numa empresa, a equipe que atua na área de segurança do trabalho é composta por: técnicos de segurança de trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, médicos e enfermeiros do trabalho; estes profissionais reunidos formam o SESMT, ou Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho. Os empregados da empresa constituem o CIPA, ou Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que previne além dos acidentes, as doenças decorrentes dos acidentes de trabalho, visando à saúde e o bem estar do trabalhador.

Mercado de Trabalho - Indústrias: Eletroeletrônica, metal mecânica, têxtil, siderúrgica, petroquímica, extrativa, de construção civil, de transformação, dentre outras. Empresas de produção e/ou distribuição de eletricidade, gás e água, de transportes, comércio e serviços.

O que faz - O profissional em Segurança do Trabalho avalia e propõe condições seguras de trabalho, com o objetivo de manter a integridade física e a saúde de trabalhador tanto no âmbito preventivo como corretivo. Tem visão crítica-reflexiva, conhece a realidade social na qual está inserido e é comprometido com as necessidades de saúde do trabalhador/empresa/população. Promove condições seguras de trabalho através da utilização de técnicas de preservação da integridade física do trabalhador e adota medidas visando à eliminação dos acidentes.

http://www.revistaedificar.com.br/portal/
http://www.revistaedificar.com.br/portal/?p=noticia_interna&id=2380

Um comentário:

  1. Muito bom! Quanto mais prevencionistas melhor, serão mais pessoas preparadas para evitar acidentes e as perdas decorrentes dos mesmos!

    Abraços

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...