domingo, 13 de janeiro de 2013

12 de janeiro dia nacional do Bombeiro Civil



Turma CEFABOM - PB.
A profissão de Bombeiro Civil, está em franca expansão. 
    A profissão de Bombeiro Civil é “a única” em todas as profissões no Brasil que possui uma Norma Brasileira Regulamentadora específica na Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT/NBR 14.608 Bombeiro Profissional Civil – Requisitos.
    A profissão de Bombeiro Civil é uma profissão regulamentada pela Lei Federal 11.901/09 de 12 de Janeiro de 2009, sendo uma das poucas 67 profissões que contam como regulamentadas no site do Ministério do Trabalho e Emprego-MTE.
    Ainda para o Ministério do Trabalho e Emprego, a profissão de Bombeiro Civil, consta na CBO Classificação Brasileira de Ocupações, que existe desde 1977, na família 5171-10 “Bombeiro Civil”.
    Bombeiros Civis atuam tanto em órgãos públicos, como em empresas privadas, como em Municípios em atendimento público em Corpos de Bombeiros Municipais ou Voluntários, há Cooperativas e Sindicatos em muitos Estados, há escolas de formação de nível profissionalizante até Superior como Bombeiro Civil, há Cooperativas e Associações e há o Conselho Nacional de Bombeiros Civis.
   Breve histórico da profissão de Bombeiro Civil no Brasil.
    O profissional está presente dentro de empresas de todos os portes, exercendo sua profissão de forma remunerada ou voluntária, atende a população em muitos municípios em todo Brasil onde a prefeitura constituiu Corpo de Bombeiros Civis Municipais, ou celebrou convenio com Associação de Bombeiros Voluntários para prestar serviço a sociedade, há ainda equipes de Bombeiros Civis em diversos núcleos de Defesa Civil, e Grupos de resposta a catástrofes que atendem em todo Brasil como nos desastres das chuvas na região serrana no Rio de Janeiro, e no Exterior como no terremoto do Haiti.
    Há Sindicatos do trabalhador Bombeiro Civil em muitos Estados do Brasil, destacando os mais antigos de São Paulo (96), Rio de Janeiro, Santa Catarina, Distrito Federal, Amazonas e os mais recentes Rondônia, Paraná, Paraíba, Mato Grosso.

    Neste momento a constituição da Federação dos Sindicatos do Trabalhador Bombeiro Civil esta em andamento.
    Há Cooperativas e Associações de Bombeiros Civis que promovem benefícios a seus associados, ou que mantém equipes e Corpos de Bombeiros Civis Voluntários a serviço da sociedade. O mercado de trabalho está em franca expansão em todo Brasil.
    O Conselho Nacional de Bombeiros Civis – CNBC, foi fundado em 2009 e constituído em 2011, com objetivo de conscientização, defesa e desenvolvimento da profissão.
    O Conselho presta a sociedade o importante serviço de consulta pública no site sobre a situação do registro de profissionais, escolas e empresas prestadoras de serviços de Bombeiros Civis, defendendo os bons profissionais e a sociedade da ação de maus profissionais e de entidades que promovam a formação irregular ou o exercício ilegal da profissão.
    O Conselho é responsável pela publicação do Código de Ética do Bombeiro(a) Civil, de diversas Resoluções e Pareceres, possui estrutura em expansão por Postos de Atendimento e Regionais em todos os Estados da União e no Distrito Federal.
    Seguindo a historia de luta de outras profissões, o Conselho iniciou atividades em 2009 como entidade de direito civil e está em campanha para ser tornar de direito público, já  conquistando credibilidade junto a categoria e autoridades por trabalhos de excelência.
    Em todo mundo os serviços de Bombeiros são Municipais e os profissionais Civis, o Brasil é o único País do mundo onde há serviços de Bombeiros Militares dos Estados.
    Infelizmente em quase 160 anos da História dos Bombeiros Militares, o Brasil possui 5.564 municípios e em 4.929 municípios, não há quartel do Corpo de Bombeiros Militar estadual (Agência Brasil em 2008), são quase 5.000 municípios sem serviços de Bombeiros, onde o socorro vem da cidade vizinha por vezes tarde de mais, ou nem vem.
    Felizmente muitos prefeitos de visão, bem orientados constituem o Corpo de Bombeiros Civil Municipal, exemplo cada vez mais comum, como nos municípios de Sumaré  e Itatiba no interior de São Paulo.
    Há ainda o exemplo de cidadania, onde pessoas conscientes compõem Associações de Bombeiros Voluntários e em convênio com a prefeitura prestam serviço a Sociedade local, o exemplo mais antigo é do Corpo de Bombeiros Voluntários de JoinVille-SC, desde 1892, assim mais centenas existem no sul do Brasil e começam também em outras regiões.
    Assim, Bombeiros Civis, podem exercer a profissão tanto em órgãos públicos, em empresas de todos os portes como Indústrias, Shoppings, Usinas, Condomínios, Estádios, em locais de eventos fechados ou abertos de grande público, em parques e áreas de conservação, como em atendimento público nos Municípios onde haja este convênio.
    Estes profissionais podem trabalhar com poucos recursos como numa empresa menor porte, como com os mais modernos equipamentos e veículos de emergência como nas grandes usinas. Bombeiros Civis integram equipes de atendimento a catástrofes junto a Defesa Civil e a Organizações Nacionais e Internacionais.
    Bombeiro Civil é profissão que existe no Brasil desde de 1892, quando imigrantes europeus trouxeram a cultura do Bombeiro Voluntário, um civil que exerce a profissão de Bombeiro sem remuneração, estes voluntários em exercício de cidadania e Defesa Civil prestavam os socorro nos municípios onde o Estado estava ausente, sistema que deu origem aos Corpos de Bombeiros Civis Municipais, sendo uma opção viável para os mais de 4.900 municípios no Brasil que ainda hoje sofrem a própria sorte sem serviços de Bombeiros.
    Os Bombeiros Civis geram grande economia aos Estados e ao Distrito Federal, que tem menos gastos e menor demanda por serviços de Bombeiros Militares, menos gastos sociais com tratamentos médicos e indenizações pois há menos vitimas, menor numero de mortes e do fechamento de empresas vitimadas por incêndios e outras emergências, e maior preservação do meio ambiente, dos meios de renda, cultura e lazer.
    Fonte: Ivan Campos,
    Presidente Conselho Nacional de Bombeiros Civis.
http://www.cnbc.org.br/profissao/536-profissao-de-bombeiro-civil-no-brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...