sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

MPT abre procedimento contra Lojas Americanas



O Ministério Público do Trabalho na Paraíba instaurou procedimento investigatório contra as Lojas Americanas do Shopping Tambiá, após receber relatório parcial de inspeção realizada pela Superintendência do Trabalho e Emprego (SRTE) no local, esta semana. A inspeção resultou em interdição do shopping em razão de um vazamento de óleo diesel nas tubulações de ar condicionado, pondo em risco a saúde dos trabalhadores. A interdição foi feita na última terça-feira, só terminando no dia seguinte, após o shopping ter comprovado as correções recomendadas pelo auditor da SRTE.

Segundo a denúncia feita ao Ministério Público do Trabalho, as Lojas Americanas haviam obrigado seus empregados a permanecer na empresa, mesmo após todo o shopping (lojas, escritórios e Varas do Trabalho) ter sido evacuado.

O procurador-chefe do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas Araruna, solicitou à SRTE relatório minucioso de todo o problema ocorrido, com explicações técnicas das falhas detectadas, bem como os meios implementados para a correção de riscos no ambiente de trabalho.

Queremos evitar que problemas estruturais nos empreendimentos ponham em risco a vida dos empregados”, comentou o procurador, que irá solicitar à Superintendência do Trabalho e Emprego inspeções em outros shoppings. “Esta ocorrência nos serviu de advertência para que, junto com a SRTE, possamos verificar as condições dos demais centros comerciais de João Pessoa”.

O problema

O auditor fiscal do trabalho Abelardo Fernandes Wanderley constatou problema no compressor da central de ar condicionado, que provocou o vazamento de óleo, exalando forte odor por todo o prédio, e recomendou que todos os funcionários do shopping e das lojas fossem liberados imediatamente. Todas as lojas tiveram que fechar suas portas, a fim de resguardar a integridade dos funcionários, já que havia riscos de explosão e incêndio. Apenas as Lojas Americanas se negaram a liberar seus funcionários antes do encerramento do horário habitual, o que levou a SRTE a solicitar uma urgente intervenção do Ministério Público do Trabalho.

Fonte:
http://www.prt13.mpt.gov.br/content/category/2/2/10/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...