domingo, 18 de setembro de 2011

Coleta de lixo urbano


Coleta de lixo urbano expõe garis a sucessivos riscos e revela necessidade de reformulação nas práticas do setor e na relação da sociedade com estes trabalhadores

Se no ano passado você morava em uma casa ou apartamento localizado em área urbana de algum município brasileiro, você certamente contribuiu para o aumento de 6,8% na geração de resíduos sólidos urbanos ocorrida no país no período. Ao todo, a população do Brasil descartou um total de 60,87 milhões de toneladas de lixo em 2010, segundo dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

Na prática, isso significa que cada um de nós produziu o equivalente a 378,4 quilos de lixo por ano. Passamos em 2010 de um quilo por dia, na média, o que ajuda a tornar ainda mais pesada a carga de trabalho que diariamente compromete a saúde dos coletores de lixo que atuam no Brasil, principalmente os dedicados à coleta porta a porta de resíduos domiciliares.

São eles os que mais sofrem com a variada combinação de riscos que começa com a própria matéria-prima do trabalho dos coletores. Com o lixo orgânico, os garis têm, próximo do corpo, material que pode trazer vírus, bactérias e substâncias tóxicas perigosas.

Além disso, nas cidades que não contam com coleta mecanizada, estão expostos a agravos biomecânicos, pois precisam subir e descer do caminhão inúmeras vezes para correr até os portões de casas e edifícios para recolher as sacolas de lixo.

Ao coletar os sacos de resíduos, outro problema. O levantamento de peso, devido à falta de limites para a carga de cada recipiente e à ausência de parâmetros para o tamanho e a altura das lixeiras dispostas em frente às residências e estabelecimentos comerciais.

Os perigos trazidos pelas características operacionais da atividade são agravados por um cenário de pouca atenção da maior parte da sociedade brasileira em relação a esses profissionais, que, na visão da maioria das pessoas, seriam os personagens do estrato profissional mais baixo. Aqueles que fazem o que ninguém quer fazer.

Reportagem de João Guedes
Foto: Jean Machado Batista

Um comentário:

  1. É uma profissão que paga relativamente bem, pois não precisaram se formar para exercer a profissão, e tem o lado da sujeira. A população não ajuda, faz os sacos muito mal feitos, e acabam rasgando e os sujando os trabalhadores. Enquanto cada esfera da sociedade não fizer sua parte, sempre terão trabalhadores sobrecarregados. Um abraço, fique com Deus Laercio e equipe.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...