sexta-feira, 8 de julho de 2011

Prevenção da gripe e a vacinação ocupacional


A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. A doença é altamente contagiosa e, de maneira geral, ocorre de forma epidêmica uma vez por ano. As epidemias normalmente têm seu pico em duas semanas e duram de dois a três meses. A doença, de acordo com estimativa do Institute for Health and Productivity Studies, é responsável por uma perda de 150 bilhões de dólares/ano em função de funcionários doentes, consequência do baixo rendimento no trabalho. No Brasil, estima-se um prejuízo da ordem de 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

O vírus se dissemina principalmente pelo ar, diferentemente do resfriado que, na maioria dos casos, é transmitido pelo contato direto entre as pessoas.

Enquanto o segundo só compromete o nariz e a garganta, a gripe também causa fadiga, dores musculares e nas articulações, tosse seca, febre, calafrios, mal-estar e dores de cabeça. O problema costuma ceder completamente dentro de uma ou duas semanas. Pessoas com alguma doença respiratória crônica, com imunidade enfraquecida e idosos correm o risco de desenvolver infecções mais graves com possibilidade de complicações fatais.

Durante o estado gripal, o doente deve fazer repouso, tomar bastante líquido, alimentar-se bem e evitar o consumo de álcool e cigarro. O médico também pode receitar medicações para a febre, a dor e os sintomas do nariz, como a coriza e a congestão nasal.

Para prevenir a gripe, a maneira mais eficaz é a vacinação anual contra o Influenza antes do início do inverno, quando ocorrem mais casos. A efetividade é de 70% a 95% dos casos em adultos jovens e crianças e, em idosos, evita de 50% a 70% das hospitalizações relacionadas ao Influenza.

Vacinação ocupacional


 

A imunização de funcionários nas empresas é fundamental para preservar a saúde dos trabalhadores e reduzir gastos gerados pelo surto anual de gripe. Os trabalhadores podem e devem ser vacinados não só contra a gripe, mas para prevenir outros tipos de doenças.

A Anamt (Associação Nacional de Medicina do Trabalho) desenvolveu, em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), o Guia Prático de Vacinação Ocupacional. O documento está disponível na seção Sugestões de Leitura. Para acessá-lo, clique aqui.

 Fonte: Anamt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...