terça-feira, 12 de julho de 2011

O Evento Prevenção em Foco foi um sucesso!

Olá Amigos prevencionistas,



O Evento Prevenção em Foco foi um sucesso!

Considerando que foi a primeira edição deste evento, contamos com um público expressivo, formado por profissionais de diversas áreas de atuação de empresas da Paraíba e outros estados, a exemplo de Pernambuco, Fortaleza, Rio Grande do Norte.   

Tendo uma avaliação positiva por parte dos participantes (que emitiram sua opinião através de um questionário estruturado) já estamos ajustando o formato e os temas, para as próximas edições do Prevenção em Foco.

A próxima parada do Prevenção em Foco será na cidade de Campina Grande/PB. A data e o local já estão sendo definidos e serão divulgados em breve, Aguarde!

Agradecemos a todos que nos prestigiaram direta e indiretamente neste evento, e desde já contamos com seu apoio futuro.

Equipe do Prevenção em Foco

Investir em segurança do trabalho reduz custo com previdência
Por Naná Garcez

Técnicos e engenheiros de segurança do Trabalho, médicos e gerentes de recursos humanos de empresas paraibanas participaram do Ciclo de Palestras Prevenção em Foco, que foi realizado no auditório do SESI/FIEP em João Pessoa, promovido pela Solmetra – Soluções em Medicina do Trabalho em parceria com a Associação dos Técnicos em Segurança do Trabalho (ASTET-PB) e UNEPI.
O Fator Acidentário Previdenciário (FAP) foi abordado pelo consultor nas áreas Trabalhista e Previdenciária, Genilton Ferreira de Melo, que orientou aos participantes sobre os benefícios que podem ser obtidos com a legislação vigente, como por exemplo, quando a empresa comprova que tem uma CIPA regular, que investe em capacitação e treinamento; que fez aquisições de equipamentos de proteção individual e coletiva ou que realizou melhorias no ambiente de trabalho.
Com isso, se consegue evitar multas à empresa, assegurando a manutenção do bônus e possibilitando a redução do fator acidentário previdenciário, que incide sobre a folha de pessoal. De outra parte, quando ocorre acidente de trabalho na empresa, há o inverso, ou seja, a incidência do FAP aumenta 100%, passando de 3% para 6% sobre o valor da folha de pessoal.
O tema Melhorando as Relações Humanas no Trabalho, foi abordado pelo Educador e Facilitador Valdolirio Junior, que também é instrutor credenciado SEBRAE, onde foram tratados assuntos visando o aperfeiçoamento das relações entre os trabalhadores com o foco na redução de acidentes e doenças no ambiente ocupacional.
Na sexta-feira (08/07/11), a primeira palestra foi sobre Ergonomia do Ambiente Informatizado, tendo como expositora a fisioterapeuta e ergonomista, Elaine Denise Dantas, que também é perita do Ministério do Trabalho. A segunda explanação tratou de Prevenção e resgate em ambiente confinado,  proferida pelo coronel Pedro Luiz do Nascimento, diretor do Centro de Formação de Bombeiro Civil.

(Texto adaptado por Valdolirio Junior e Laercio Silva)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...