segunda-feira, 4 de julho de 2011

CUT-PB realiza mobilização por Ganhos Reais e Trabalho Decente

A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) realiza neste próximo dia 6 (quarta-feira) uma Mobilização em João Pessoa por GANHOS REAIS e pelo TRABALHO DECENTE. De acordo com o secretário geral da CUT-PB, Paulo Marcelo, os dirigentes sindicais irão às ruas para cobrar no Estado a instalação da mesa permanente de negociação entre o Estado e os Servidores e de uma série de outras reivindicações que visam trazer ganhos reais para os trabalhadores.

Será realizada uma panfletagem entre as categorias de base da CUT em diversos pontos de João Pessoa, inclusive no parque Solón de Lucena (Lagoa) a partir das 8h30 da manhã. Paulo Marcelo destacou que além de reivindicar a mesa de negociação junto ao Governo do Estado, a CUT-PB também irá cobrar a inclusão da Paraíba na Nova Ferrovia Transnordestina e que a CBTU não seja estadualizada.

O sindicalista destacou que a CUT também apresentará uma série de bandeiras de lutas nacionais para melhorar a vida do Trabalhador. Neste dia 6, as CUT estaduais e Nacional realizarão eventos em seus estados buscando informar e reivindicar uma série de direitos para os trabalhadores, que estão listados A SEGUIR:

Convenção 87 e fim do imposto sindical
Lutamos por liberdade e autonomia sindical, com aprovação da convenção 87 da OIT; pelo fim do imposto sindical e a implementação de uma contribuição da negociação coletiva aprovada pelos próprios trabalhadores em assembleias.

Trabalho decente
Pela implementação da agenda do trabalho decente, com mais e melhores empregos, por igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, a luta contra a precarização e a terceirização, e a luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas sem redução de salário; pelo fim do fator previdenciário e pela regulamentação da convenção 151 da OIT.

Terceirização
Temos uma posição muito clara em relação à terceirização: ela é responsável pelo aumento das mortes, acidentes de trabalho e de doenças profissionais e vem sendo utilizada pelo capital para precarizar as condições de trabalho, reduzir custos, enfraquecer o movimento sindical criando milhares de sindicatos de gaveta. Por tudo isso, propusemos um projeto de lei, apresentado pelo deputado federal Vicentinho (PT-SP), regulamentando a terceirização.

Convenção 151 da OIT
Essa convenção garante a negociação coletiva para os trabalhadores do setor publico em todo o Brasil. Foi incluída como reivindicação pela CUT nas Marchas da Classe Trabalhadora e encaminhada pelo ex- presidente Lula ao Congresso Nacional, que a aprovou. Estamos agora precisando aprovar rapidamente a regulamentação da 151, para que ela possa entrar em vigor em todo o território nacional, democratizando as relações de trabalho no setor público. Foram realizadas milhares de horas de negociação junto ao Ministério do Planejamento para aprovar um projeto que regulamente a negociação coletiva e a solução dos conflitos.


Fim do fator previdenciário
Milhões de trabalhadores aguardam as discussões sobre o fim do fator previdenciário para decidir o que fazer de suas vidas: se aposentam ou se esperam o resultado das negociações. Enquanto isso, a tábua de expectativa de vida do IBGE vai sendo alterada a cada ano e, assim, aumenta o tempo necessário para que as pessoas se aposentem.

Educação
Defesa da implementação do Plano Nacional da Educação com a destinação de 10% do PIB brasileiro para a educação; a ampliação da educação no campo e a qualificação profissional com participação dos trabalhadores.

Alimentos
Defesa da reforma agrária, aprovação da PEC do trabalho escravo, do limite de propriedade da terra para diminuir a enorme concentração hoje existente; a mudança do modelo agrário, com a ampliação dos recursos e de políticas públicas para a agricultura familiar, que é responsável por 70% dos alimentos que chegam a mesa dos brasileiros (as); a luta contra os agrotóxicos e contra os especuladores do agronegócio.

Reformas política e tributária
Por uma reforma política que amplie a democracia direta e que fortaleça a democracia representativa e por uma reforma tributária que seja progressiva com base na renda e no patrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...