terça-feira, 7 de junho de 2011

CUT-PB realiza Seminário do Trabalho Decente


A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) realizou nesta terça, às 9h00 da manhã, na sede do SINTTEL (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações na Paraíba), o Seminário do Trabalho Decente. Com a participação de vários sindicatos, associações, SRTE-PB e federações representativas de classes trabalhadoras. O objetivo do evento é debater a situação de trabalho precário de trabalhadores de diversas categorias e possíveis soluções para a melhoria da qualidade de vida dos mesmos.

No Estado, ainda se encontram trabalhadores atuando em situações totalmente precárias, ou seja, sem carteira assinada ou acesso às leis trabalhistas em vigor no Brasil desde a década de 1940. O trabalho precário também engloba a falta de acesso ao direito a um sindicato represente o trabalhador, ou ainda situações de risco à vida dos trabalhadores. De acordo com o Gilberto Paulino, secretário de relações de trabalho da CUT-PB, entre os profissionais que sofrem com o trabalho precário estão os trabalhadores da construção civil (que atuam sem carteira, sem alojamentos adequados ou ainda sem segurança básica), os trabalhadores da indústria têxtil (sem segurança do trabalho adequada), entre diversas outras categorias.

“Já vivenciamos realidades que põem em risco imediato ao de longo prazo os trabalhadores. Quem trabalha em mineradoras, por exemplo, sofre de problemas de saúde diretamente causados pelo pó liberado no processamento dos minérios”, destacou Gilberto Paulino. Segundo ele, um grande número de trabalhadores também está sem acesso a um sindicato, que é a entidade que defende os direitos e protege contra irregularidades praticadas pelos empresários.
       
Gilberto explicou que o Seminário do Trabalho Decente trata-se de um evento para o levantamento de temáticas e de preparação para a Conferência Estadual do Trabalho Decente, prevista para acontecer em 29 de setembro deste ano. Ele destacou que a Conferência de setembro deverá ajudar a elaborar políticas públicas para a melhoria de vida de milhões de trabalhadores no estado da Paraíba.



CUT-PB debate diretrizes do Trabalho Decente em Seminário.
A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) realizou neste último dia 7 de junho o Seminário do Trabalho Decente em João Pessoa. No evento se debateu as diretrizes da CUT-PB para uma agenda do Trabalho Decente e foi distribuída a Cartilha do Trabalho Decente elaborada pela CUT em nível nacional.
As diretrizes da CUT-PB para o trabalho decente são: 1. Geração de mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento; 2. Erradicação do Trabalho Escravo e Infantil e 3. Diálogo Social.
Em sua fala, o presidente da CUT-PB, Luis Silva, destacou a importância de dentro da temática do trabalho decente debater na Paraíba diversos problemas. Entre eles estão o agrotóxico como fator de risco para os agricultores. “Também devemos debater a gratificações e valores referentes a produtividade no setor público. Estas gratificações são uma maneira do próprio poder público burlar o pagamento de Previdência Social do trabalhador, reduzindo o valor da aposentadoria”, disse Luis Silva.
Segundo o presidente da CUT-PB, também deve-se debater com afinco a cobrança da Reforma Tributária e da efetivação da redução da jornada de trabalho sem redução salarial. “São questões que a CUT já trabalha e que devem ser reafirmadas para contribuir com o trabalho decente no Brasil e na Paraíba”, destacou o sindicalista.
O evento contou com representante das mais diversas categorias, entre eles bancários, comerciários, trabalhadores rurais, da indústria da construção civil e da indústria têxtil, entre outros. A mesa de debates foi composta pelo superintendente do Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba, Inácio Machado; pelo presidente do Conselho do Instituto Observatório Social, Aparecido Donizete; pelo secretário geral da CUT-PB, Paulo Marcelo; pelo presidente da CUT-PB, Luis Silva e pela secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-PB, Cícera Isabel. 

Carolina Barroca – assessora de imprensa
Fonte: CUT PARAÍBA
Veja mais fotos
www.cutparaiba.blogspot.com
Adaptação do texto Laercio Silva.
Luiz Silva - Presidente CUT-PB
Paulo Marcelo - Secretário Geral CUT-PB
Gilberto Paulino - Secretário de Relações de Trabalho CUT-PB
Participantes.


Um comentário:

  1. A Comunicação da CUT-PB parabeniza pela bela cobertura e participação!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...