sábado, 14 de maio de 2011

Procedimentos de segurança para corte de árvores


 O corte de árvores é uma atividade realizada por bombeiros, militares ou não, em situações de emergência ou de risco iminente.

A atividade necessita de bastante atenção e cuidados, uma vez que existem diversos riscos simultâneos. Sua prática tem apresentado crescimento em número de ocorrências, o que exige cada vez mais estudos, paciência e precisão.

Os acidentes que envolvem operações de corte de árvores destacam-se pelo acúmulo de riscos em situações que, inicialmente, parecem simples, mas que durante seu desenvolvimento percebe-se a complexidade delas como: a longa duração desta ocorrência, a confiança dos operadores nos equipamentos e materiais utilizados, os elevados riscos oferecidos aos operadores e pessoas próximas ao corte, as mudanças repentinas de situação, cuidados com altura, além de poucos profissionais devidamente capacitados para atuação neste tipo de ocorrência.

Antes de iniciar a atividade, deve-se analisar a cena para saber se há ou não a necessidade de operar o corte de uma árvore, levantar os riscos do local, selecionar os materiais e equipamentos em condições de empregabilidade, selecionar os operadores do corte, planejar a estratégia a ser aplicada e gerenciar os riscos anteriormente levantados.
Ao iniciar o corte, verificar as condições de segurança, manter comunicação entre observador e executor constantemente, analisar se há a necessidade de um corte total e após o corte, verificar as condições do pessoal e dos materiais empregados, e realizar feedback com todos participantes envolvidos na ocorrência.
Outros procedimentos de segurança necessários são a respeito dos principais utensílios utilizados em um corte de árvore: EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e a motosserra.

Cléber José Borges Sobrinho/1º Tenente Bombeiro Militar do CBM-TO
Fonte: Revista Emergência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...