terça-feira, 31 de maio de 2011

O QUE É EXTINTOR DE INCÊNDIO ABC ?

Novo Extinto Veicular

Um incêndio se caracteriza pelo tipo de material em combustão e pelo estágio em que se encontra. Existem 3 classes de incêndio mais comuns, identificadas pelas letras “A”, “B” e “C”.

O novo tipo de extintor, com pó ABC apaga os três tipos de incêndio.  Com ele, você não precisa identificar a classe do fogo antes de utilizar o equipamento.

Classe A:  Ocorre em materiais sólidos, como: plásticos, borrachas, madeiras, tecidos, etc...
Classe B:  Ocorre em líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo, álcool e querosene.
Classe C: Inicia-se em equipamentos elétricos energizados, como bateria, alternador e outros equipamentos da parte elétrica do veículo.

QUAIS AS VANTAGENS ?

a) Segurança ao operador. O pó ABC apaga todos os tipos de incêndio em carros com mais eficiência. Ele é capaz de apagar chamas de até 2 metros (1-A) em sólidos, e 4 metros (5-B) em líquidos inflamáveis.
b) Validade de 5 anos.
c) Garantia de qualidade por parte dos fabricantes
d) Comodidade para o usuário, que passa um grande período sem preocupações.

ESTE NOVO PÓ QUÍMICO É PREJUDICIAL À SAÚDE OU À NATUREZA ?

O pó ABC, largamente utilizado na Europa e nos EUA, não é nocivo à saúde. Seu principal componente, o fosfato monoamônico, é um produto muito utilizado na produção de fertilizante agrícola. Após a utilização de um extintor ABC, recomenda-se apenas ventilar o local e as áreas atingidas.

POR QUE ESSA EVOLUÇÃO FOI NECESSÁRIA ?
Porque 90% dos incêndios que se iniciam no compartimento do motor (classes B e C) passam para o painel, o carpete e o estofamento (classe A) onde estão os passageiros do veículo.

IMPORTÂNCIA DO EXTINTOR
1)  Por que o extintor é obrigatório em veículos ?
Assim como o cinto de segurança, o encosto de cabeça, o retrovisor direito e outros itens de segurança, o extintor de incêndio pode salvar vidas.  Por este motivo, ele é um item obrigatório desde 1968.

2)  Mas carro pega fogo mesmo ?
Sim.  Segundo o Corpo de Bombeiros, 7 carros pegam fogo por dia.  E isso são apenas as ocorrências registradas.  Nenhum veículo está imune porque a causa do incêndio não costuma estar ligada à idade ou ao modelo do veículo.

3)  Estatísticas de Incêndios no Estado de São Paulo :
Automóveis = 76 %
Outros = 24%

4)  Como descartar este novo extintor que não é recondicionado ?
Os pontos-de-venda vão receber e encaminhar os extintores para a correta destinação, conforme a legislação ambiental vigente em cada localidade.


Fonte: http://www.spell.com.br/download/Extintor_ABC.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...