quinta-feira, 31 de março de 2011

Pergunta no site Técnicos de Segurança do Brasil


QUAL A MAIOR DIFICULDADE QUE ENCARA UM PROFISSIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO?
Resposta por Valdolírio Santos Soares
                           Técnico e Engenheiro de Segurança do Trabalho

Valorização Profissional!  Somos imprescindíveis ou figuras de retórica, necessárias apenas para cumprimento da legislação?
Quando um televisor quebra, o técnico é necessário e imprescindível. Quando o acidente ocorre, o que acontece? Para a escalação de um time de futebol profissional é imprescindível um técnico. Para elaboração de um leiaute, instalação de máquinas,
plano de manutenção, política de segurança ou contratação de pessoal, onde entra a figura do técnico em segurança do trabalho? De fato, o que diferencia um técnico em segurança do trabalho de outros profissionais de uma empresa? Além de educador, promotor de eventos (SIPAT e CIPA) e controlador de EPIs, EPCs o que faz um técnico em sua rotina em prol da empresa e dos trabalhadores?
Para que não esqueçamos:
Descrição de Cargo - Técnico de Segurança do Trabalho.
Missão do cargo
Supervisionar as atividades ligadas á segurança do trabalho, visando assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de ocorrência de acidentes de trabalho, observando o cumprimento de toda a legislação pertinente.
Responsabilidade:
Promover inspeções nos locais de trabalho, identificando condições perigosas, tomando todas as providências necessárias para eliminar as situações de riscos, bem como treinar e conscientizar os funcionários quanto a atitudes de segurança no trabalho.
Preparar programas de treinamento sobre segurança do trabalho, incluindo programas de conscientização e divulgação de normas de segurança, visando ao desenvolvimento de uma atitude preventiva nos funcionários quanto à segurança do trabalho.
Determinar a utilização pelo trabalhador dos equipamentos de proteção individual (EPI), bem como indicar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio, quando as condições assim o exigirem, visando à redução dos riscos à segurança e integridade física do trabalhador.
Colaborar nos projetos de modificações prediais ou novas instalações da empresa, visando a criação de condições mais seguras no trabalho.
Pesquisar e analisar as causas de doenças ocupacionais e as condições ambientais em que ocorreram, tomando as providências exigidas em lei, visando evitar sua reincidência, bem como corrigir as condições insalubres causadoras dessas doenças.
Promover campanhas, palestras e outras formas de treinamento com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, bem como para informar e conscientizar o trabalhador sobre atividades insalubres, perigosas e penosas, fazendo o acompanhamento e avaliação das atividades de treinamento e divulgação.
Supervisionar os serviços de cantina, vigilância e portaria, visando garantir o bom atendimento ao público interno e visitantes.
Distribuir os equipamentos de proteção individual (EPI), bem como indicar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio, quando as condições assim o exigirem, visando à redução dos riscos à segurança e integridade física do trabalhador.
Colaborar com a CIPA em seus programas, estudando suas observações e proposições, visando a adotar soluções corretivas e preventivas de acidentes do trabalho.
Levantar e estudar estatísticas de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho, analisando suas causas e gravidade, visando a adoção de medidas preventivas.
Elaborar planos para controlar efeitos de catástrofes, criando as condições para combate a incêndios e salvamento de vítimas de qualquer tipo de acidente.
Preparar programas de treinamento, admissional e de rotina, sobre segurança do trabalho, incluindo programas de conscientização e divulgação de normas e procedimentos de segurança, visando ao desenvolvimento de uma atitude preventiva nos funcionários quanto à segurança do trabalho.
Prestar apoio à SIPAT, organizando as atividades e recursos necessários.
Avaliar os casos de acidente do trabalho, acompanhando o acidentado para recebimento de atendimento médico adequado.
Realizar inspeções nos locais de trabalho, identificando condições perigosas, tomando todas as providências necessárias para eliminar as situações de riscos, bem como treinar e conscientizar os funcionários quanto a atitudes de segurança no trabalho.
Fazer valer a profissão para os contratantes e profissionais, esta é nossa grande dificuldade.
Precisamos fortalecer nossas entidades representativas (sindicatos, federação, confederação, Deputados, Senadores, MEC...) e cobrar resultados: na formação, contratação, acompanhamento e fiscalização dos profissionais e empresas.
PRECISAMOS NOS RECONHECER COMO CLASSE cumprir nossos deveres e cobrar nossos direitos. Será que como fêmea Hamster também não precisaremos comer alguns dos nossos filhotes, aqueles muito debilitados ou natimortos?


Um comentário:

  1. Se por Acaso acontece um acidente que não esteja relacionado com as atividades de risco ou perigo aprovados pelo MTE o que Fazer ?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...