quarta-feira, 30 de março de 2011

Asbesto

da palavra grega ἀσβεστος, "indestrutível", "imortal", "inextinguível"), também conhecido como amianto, e utilizados em vários produtos comerciais.

O material é constituído por feixes de fibras. Estes feixes, por seu lado, são constituídos por fibras extremamente finas e longas facilmente separáveis umas das outras com tendência a produzir um pó de partículas muito pequenas que flutuam no ar e aderem às roupas. As fibras podem ser facilmente inaladas ou engolidas podendo causar graves problemas de saúde.

O que é o amianto ou asbesto?
É um mineral usado como matéria-prima na maioria das indústrias e em mais de 70% das residências brasileiras.

É um material descoberto pelo homem neste século?

Não. Ele é conhecido desde os homens primitivos, que faziam cerâmicas reforçadas para irem ao fogo, por estar na natureza na maior parte do planeta e existir em abundância. Relatos de quatrocentos anos antes de Cristo demonstram que o amianto era usado para fabricar mortalhas e provocava doenças entre os escravos.

Por que ele é usado?

Por que ele tem muitas utilidades: não pega fogo, não se destrói, é tão resistente quanto o aço e, mesmo sendo uma rocha, suas fibras podem ser trabalhadas, transformando-se em tecidos usados para roupas que suportam altas temperaturas.

Mas se este material é tão bom assim por que se diz que é um inimigo do homem?

Porque ele é cancerígeno e provoca várias doenças nos seres humanos.

E não há formas de evitar as doenças?
Não. Porque ele não pode ser destruído por nenhum agente (calor, microrganismos e bactérias, ácidos etc.) quando ele entra no corpo humano pela respiração ou ingestão (na água, contaminando alimentos etc.). Ele não consegue ser eliminado pelos nossos anticorpos. Fica lá dentro, principalmente, em órgãos como pulmão e em tecidos (pele) como pleura e peritônio, que revestem, respectivamente, pulmão e o abdômen.

Quais são as doenças provocadas pelo amianto?
• Asbestose que é o endurecimento lento do pulmão e que causa falta de ar progressiva, cansaço, emagrecimento, dores nas pernas e costas. Não tem cura e progride mesmo que nunca mais se exponha à poeira de amianto. O tratamento empregado é para diminuir os sintomas da falta de ar. Em geral leva de 15 a 25 anos para se manifestar, mas pode ocorrer antes, caso se tenha tido uma exposição a grandes quantidades de poeira.

• Câncer de pulmão
• Mesotelioma de pleura (tecido que reveste pulmão) e peritônio(tecido que reveste a cavidade abdominal) - tumor maligno que mata em até dois anos após confirmado o diagnóstico. O mesotelioma é uma doença que pode se apresentar até 35 anos após a contaminação.
(placas, derrames, espessamentos, distúrbios
• Doenças pleurais ventilatórios) - Embora os médicos digam que sejam "benignas", elas trazem uma série de incômodos como falta de ar, cansaço.

Só os trabalhadores que manipulam o amianto adquirem estas doenças?
Não. É por isso que o amianto é muito perigoso porque ele atinge as
esposas que lavam as roupas dos trabalhadores, filhos que são
abraçados pelos pais com as roupas de trabalho contaminadas, os que
moram vizinhos a estas fábricas e o consumidor que adquire produtos à
base deste material ou que se expõe à poeira liberada por este material.

Não há como evitar esta contaminação?
Não. Já que estas fibras são indestrutíveis pelos mecanismos de defesa
do organismo. A única forma de prevenir o aparecimento das doenças é
não ter nenhum contato com o amianto.

fonte: http://www.abrea.com.br/
Vinícius C. Bezerra
Tecnólogo em Segurança do Trabalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...