quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Raios! Perigo e recorde no Brasil


O estudo do grupo de eletricidade atmosférica do INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial) revelou que nos últimos 10 anos a incidência de raios cresceu de forma significativa e o país lidera o ranking. É o país onde mais caem raios do mundo, aproximadamente 57 milhões de raios por ano e cerca de 156 mil raios por dia.
Amazonas é o estado que mais recebem as descargas, 11 milhões por ano. São Paulo, maior número de mortes por raios. Nos últimos 10 anos em todo o Brasil foram 1321 mortes. A resposta para tantos raios não é oficial, mas pode estar relacionada as alterações do clima no planeta. Pesquisadores estimam que a cada grau que a temperatura aumenta, a incidência de raios pode aumentar entre 10 e 20%.

Agricultora morre ao ser atingida por descarga elétrica de raio

O 4º Batalhão da Polícia Militar registrou no fim da tarde da terça-feira (25.01.11) uma morte que pode ter sido causada por um raio na zona rural do município de Mulungu-PB, vizinho a Guarabira-PB. A vítima foi a agricultora Maria José Feliciano, de 46 anos, que estava sob um guarda-chuva no momento em que foi atingida pelo raio. Os relatos são do marido dela, José Farias Ferreira, de 45 anos.
Segundo seu depoimento à polícia, ele viu o momento em que a descarga elétrica de um raio atingiu a fazenda por volta das 17h. Em seguida, ele teria saído à procura da esposa, encontrando-a caída já sem sinais de vida. Ao lado do corpo, estava o guarda-chuva que ela usada para se proteger.
O agricultor chamou a Polícia Militar ainda em busca de socorro, mas a esposa já estava morta. Levando em consideração os primeiros indícios, a perícia acredita que o guarda-chuva usado por Maria José tenha atraído a descarga elétrica.
A tarde da terça-feira no Agreste paraibano foi marcada por um temporal acompanhado de raios e relâmpagos, principalmente nos municípios de Guarabira e Mulungu. A Polícia Civil e peritos da Unidade de Medicina Legal (UML) isolaram o local do acidente para fazer os primeiros levantamentos e investigar o ocorrido.
O corpo de Maria José foi encaminhado à UML de Guarabira, onde será submetido a uma necrópsia nesta quarta-feira (26). O exame poderá confirmar se a causa da morte da agricultora foi mesmo o choque provocado pelo raio.
POR: Karoline Zilah
        e Jota Alves
        Paraíba 1
Mitos e dicas de segurança

Cobrir espelhos quando começa a trovejar
É um mito que teve origem no império, mas sem fundamento. No império, os espelhos eram grandes, os raios refletiam e tinha-se a impressão que estavam vindo do espelho.

Um raio não cai duas vezes em um mesmo lugar
Quantas vezes já ouvimos isso! Pois saiba que é uma grande bobagem!!! É comprovado que um raio pode cair mais de uma vez no mesmo lugar.

Uso de celular
Celular fora de casa não representa um perigo. Agora, dentro de casa, não se deve falar no celular ligado no carregador. Em dias de muita chuva, só fale com telefone sem fio ou celular desligado da tomada. No telefone fixo, com fio, ligado a rede elétrica, o raio que cai aumenta a corrente nos fios da rede elétrica e essa corrente chega na tomada da sua casa, vai pelos fios do telefone e chega em você.

Banho quando está relampejando
Não tome banho durante uma tempestade. Não deve tomar banho em chuveiro elétrico durante tempestades. E até mesmo no chuveiro comum os canos vêm da rua. A água é condutora. Nunca deve estar em contato com a água.

Casa ou apartamento
É mais seguro ficar dentro de um apartamento do que dentro de uma casa. Mas dentro de uma casa é mais seguro do que ficar ao ar livre.

Aparelhos eletrônicos
Para sua segurança desligar da tomada.

Praia com relâmpagos
Sair da água e da areia imediatamente. Procure se abrigar.

Mais informações




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...