terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Conscientização em SST


Por Eli Almeida

Como os acidentes de trabalho estão acontecendo nas empresas. É importante conhecer como eles ocorrem para que possamos criar meios de controle, tendo como foco a redução das lesões nas pessoas sofridas no ambiente de trabalho. Podemos destacar como fatores contribuintes para que eles estejam acontecendo, os comportamentos humanos adotados pelas pessoas no desenvolvimento de suas atividades, como a pressa, a improvisação, bem como o excesso de confiança, o presumir e a exceção.



Um outro aspecto que não podemos excluir, como fator contribuiente para os acidentes ocupacionais nas empresas, são as atitudes das pessoas em não querer executar corretamente as operações que a atividade requer. Na verdade, as pessoas não adotam procedimentos corretos. Com isso esquecessem, inclusive, de se protegerem contra doenças e acidentes, tudo pela ausência de procedimentos adequados.


Completando o ciclo de fatores que contribuem para os acidentes de trabalho, surgem às condições de trabalho, ou seja, como é o ambiente em que as pessoas estão realizam suas atividades ocupacionais, isto dentro de uma jornada de trabalho diária. Será que partes giratórias de máquinas estão protegidas? Existe ruído além do permitido? As ferramentas estão em boas condições de uso? E as instalações prédiais oferece segurança?


Aliás, é dentro destas condições de trabalho, que identificamos os perigos ocupacionais, bem como os riscos, em que os funcionários estão se expondo nos locais de trabalho. E o que é um perigo ocupacional? É uma condição que tem o potencial para causar danos ao trabalhador, enquanto que risco é a possibilidade que este dano venha acontecer com ele. Podemos dividir o perigo no trabalho em duas áreas. Ou seja, em perigos operacionais, aqueles que causam acidentes e em perigos ambientais, os que geram as doenças ocupacionais.


Diante destes perigos existentes nos postos de trabalho, podemos perceber de que maneira as pessoas estão se expondo a eles e conseguentemente sofrendo lesões. No entanto, para que este acidente venha acontecer, o trabalhador facilita sua exposição ao perigo. Já para que o perigo não ocasione danos a ele é necessário que o trabalhador adote atitudes que dificulte sua exposição ao perigo. Usar o EPI ou fazer o procedimento correto ajuda a dificultar as lesões no trabalho.


Além da exposição a perigos por meio de comportamentos inadequados, a falta de conscientização das pessoas, falta de investimento em equipamentos de proteção coletiva, falta de proteções em máquinas e equipamentos, falta de treinamentos para operações em máquinas e equipamentos e o não uso de equipamentos de proteção individual, são outros fatores que provocam acidentes nos locais de trabalho.


E o que as empresas devem fazer para que perigos não ocasionem acidentes com seus empregados? Ela deve promover treinamentos das pessoas constantes em segurança do trabalho, investir em medidas de proteção coletiva e adotar ações para o uso dos equipamentos de proteção individual ou coletivo. Caso ela não tenha esta preocupação definida em uma política de saúde e de segurança as conseqüências destes perigos serão de danos, tanto para os trabalhadores, como doenças e acidentes, quanto para a empresa, com danos as instalações e imagem dela perante a sociedade. Portanto, prevenção é o melhor remédio para controle dos acidentes ocupacionais nas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...