quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Maiores erros ao dirigir


Confira as dicas de como prevenir acidentes e ainda evitar desgastes no veículo

Muitos pensam que são ótimos motoristas por vários motivos, como: dirigem há muito tempo, nunca sofreu acidentes, tem um bom reflexo, entre outros argumentos que estamos costumados a ouvir. No entanto, muitos destes que se consideram grandes motoristas são, na verdade, os que mais possuem vícios na direção, erros que, a princípio, podem parecer simples, mas que ainda podem ocasionar acidente.

A seguir, destacamos alguns destes erros mais comuns cometidos por todo tipo de motorista e algumas dicas de como evitá-los.

1- Não revisar o carro com frequência
Embora não se trate diretamente de um vício de direção, este é um erro, cometido por muitos proprietários de veículos, muito comum, que não só prejudica a segurança dos passageiros, como também pode contribuir para reduzir a vida útil do carro.
Faça as revisões na periodicidade indicada no manual do veículo e tome algumas precauções antes de pegar a estrada. Cheque as lâmpadas do carro, os freios, amortecedores, pneus, pára-brisas e os seus limpadores, direção, alinhamento e balanceamento. Parece muito, mas isso é o básico!

2 - Dirigir com apenas uma das mãos no volante
Este é um dos erros mais comuns dos motoristas. Muitos nem percebem que fazem isto, daí o perigo. O carro deve ser guiado com as duas mãos, o que permite ao condutor maior controle, inclusive para recuperá-lo se necessário. Não se distraia!

3 - Deixar a mão na alavanca do câmbio
No volante devem ir as duas mãos. Depois de passar a marcha, volte com a sua mão para o volante para o maior controle do carro. Deixar a mão na alavanca de marcha é um vício e é arriscado.

4 - Apanhar objetos dentro do veículo
Não se distraia com objetos ou afazeres enquanto estiver dirigindo. Faça tarefas como acender cigarros, trocar o CD ou a faixa do rádio, quando estiver parado, pode ser no sinal ou no trânsito. Não faça isso jamais com o carro em movimento, pois um acidente pode ser causado em frações de segundo.

5 - Atender ao telefone celular
Dirigir falando ao celular diminui a percepção, mesmo que você utilize um viva-voz. Portanto, deixe o celular de lado quando estiver dirigindo ou pare o carro para atendê-lo.

6 - Dirigir com cansaço, fadiga, sono, preocupações, ansiedade, medo
Você pode achar que está bem para dirigir, mas estas sensações alteram e reduzem a sua percepção na estrada, já que o seu cérebro não fica totalmente focado na direção. Assim, é fundamental que você esteja descansado para dirigir. Se estiver com sono, pare, descanse, e só dirija quando ele passar. O mesmo serve com relação às perturbações mentais. Fique calmo, dê uma arejada, para só depois pegar o volante.

7 - Mudar de faixa repentinamente
Muitos dirigem em verdadeiro zig-zag de uma faixa a outra rapidamente. Isso também é errado, ainda que haja motoristas também errados na sua frente, por exemplo, segurando o trânsito na faixa da esquerda. O correto a se fazer é seguir na sua faixa e só mudar quando seguro, com tempo para que, quem venha atrás de você, perceba que irá fazer o movimento.

8 - Não respeitar a pista molhada
Motoristas, às vezes, não tomam o zelo necessário para dirigir sobre uma pista molhada. Isto é muito arriscado. As condições de dirigibilidade no molhado, sejam nas cidades ou nas estradas, são diferentes das normais. Portanto, mantenha a distância indicada do carro da frente, ou até maior, para que você consiga parar o seu carro na chuva. Não guie o carro na velocidade que você normalmente dirige no seco, reduza-a e redobre a atenção. Cheque sempre o seu pára-brisa e os limpadores.

9 - Segurar o carro na embreagem
Isso acelera o desgaste da embreagem, podendo, ainda, provocar acidentes, se a embreagem do seu carro não estiver corretamente regulada. Procure, portanto, utilizar os freios normais ou o de mão.

10 - Deixar sempre o pé na embreagem                                                                                                                      
Isso pode gerar o superaquecimento da embreagem, reduzindo a sua vida útil. Além disso, você pode reduzir a aceleração ao acioná-la junto com o acelerador.

11 - Rodar com o tanque de combustível sempre na reserva                                                                                      
Não ocasionará danos ao veículo se o combustível não for adulterado. Porém, se for, já que estamos sujeitos a isto, infelizmente, pode haver um acúmulo de resíduos no fundo do tanque.

12 - Passar em buraco ou quebra-molas acionando o freio                                                                                          
O impacto da roda ao passar por um buraco será mais severo quando ela estiver travada pelo freio. A dica é acionar o freio antes.

13 - Acelerar e frear o carro constantemente                                                                                                          
Representa maior consumo de combustível e pode ocorrer um maior desgaste das peças do carro.

14 - Engatar marcha ré com o veículo em movimento                                                                                            
Também desgasta a embreagem. Primeiro pare o carro para, depois, engatar a marcha ré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...