terça-feira, 19 de outubro de 2010

Formação de Bombeiro Civil CEFABOM e UNEPI

Alunos do Curso de Bombeiro Civil participaram de treinamento no Parque Estadual Pedra da Boca. Prática de rappel, escalada de montanha e salvamento em altura. 

O Parque Estadual da Pedra da Boca está localizado na porção norte do município de Araruna, no estado da Paraíba, na divisa com o Rio Grande do Norte. Sua área (157,5 km²) está inserida no bioma da caatinga, onde as configurações geológicas e geomorfológicas são ímpares e atrativas aos estudiosos, ecoturistas e visitantes amantes da natureza e dos esportes radicais.
O parque encontra-se localizado na divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte, através do rio Calabouço, na zona rural de Araruna.
O parque possui um conjunto rochoso de composição granítica porfirítica, com vestígios de gnaisses e quartzitos, que possuem faces arredondadas e extensas caneluras que vão do cume ao chão. Encontra-se encrustado nos contrafortes da Serra da Araruna e da Serra da Confusão. A denominação "Pedra da Boca" advém da existência de uma formação rochosa de aproximadamente 336 metros de altura, a qual apresenta uma cavidade provocada pela erosão, cuja configuração lembra um sapo gigante prestes a abocanhar algo.
Suas formações são propícias para a prática do rappel e outros esportes e aventura.
O Parque possui um rico patrimônio natural, composto de cavernas e de diferentes formações rochosas destacando- se entre elas, além da Pedra da Boca, a Pedra da Caveira e a Pedra do Letreiro.
A Pedra do Letreiro apresenta uma enorme gruta contendo gravuras de arte rupestre relativamente íntegras. Dentro da gruta existe uma capelinha onde são acesas velas que estão cobrindo as pinturas de fuligem. O sítio é de alta relevância histórica.
 O local é ideal para a prática de esportes radicais como rappel (escalada) e salto de asa delta, praticado por turistas do gênero.

Fotos: Laercio Silva

Um comentário:

  1. Adorei!!!!!!!!!!
    Sou Elisabete esposa de um dos alunos do curso, muito legal esta formação adorei as fotos e espero q venham mais aventutas para q eu possa aconpanhar e me aventurar virtualmente!!

    Parabens.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...