terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

CURSO BOMBEIRO CIVIL


Matrículas abertas para o curso e reciclagem de Bombeiro Civil na UNEPI pelo site  http://www.unepi.com.br/ 
Informações: 3247- 4300 / 8830 -7098 / 8822-1610

 Veja mais fotos do curso www.cefabom.com.br

Coodenador do curso Coronel CBM-PB, Pedro Luiz .


Bombeiro
"Indivíduo preparado para prevenção, busca e salvamento e combate e extinção de Incêndio"

O que é ser um Bombeiro?

Os bombeiros são os profissionais das forças de segurança, sejam civis ou militares, como soldados, cabos, sargentos ou oficiais, responsáveis pelo combate a incêndios, pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição, pelo resgate de vítimas de incêndios, afogamentos, acidentes ou catástrofes e pela conscientização da população sobre medidas de segurança contra incêndios. Enfim esse profissional atua em diversas situações, além de realizar a perícia e investigação sobre sua origem.

Quais as características necessárias para ser um Bombeiro?

Desejo de servir a população e salvar vidas, excelente condicionamento físico e equilíbrio emocional para lidar com as situações mais adversas, são requisitos indispensáveis para quem pretende se tornar bombeiro.

Características desejáveis:

autocontrole

boa disposição física

boa saúde

capacidade de cumprir ordens e determinações

capacidade de decisão

capacidade de lidar com a visão de sangue e de pessoas acidentadas

capacidade de lidar com situações adversas

capacidade de liderança

capacidade de pensar e agir sob pressão

coragem

disciplina

equilíbrio emocional

habilidade para trabalhar em equipe

raciocínio rápido

resistência física

Principais atividades:

O bombeiro é um profissional que trabalha nas situações de perigo. Um bombeiro profissional está apto a realizar as seguintes funções:

Realizar serviços de prevenção e extinção de incêndios;

Realizar serviços de busca e salvamento;

Prestar primeiros socorros a acidentados em qualquer ambiente;

Realizar perícia de incêndio;

Prestar socorro no caso de inundações, desabamentos ou catástrofes, sempre que haja ameaça de destruição de patrimônio, vítima ou pessoa em iminente perigo de vida;

Fiscalizar o cumprimento da legislação referente à prevenção contra incêndios em prédios residenciais e estabelecimentos comerciais;

Desenvolver campanhas de educação da comunidade, com palestras em empresas e escolas, visando a despertar a consciência dos cidadão para problemas relacionados à prevenção de incêndios;

Orientar a comunidade sobre o cuidado com piscinas, acidentes caseiros, fogos de artifício, balões, elevadores e até insetos e cobras;

em caso de mobilização do Exército, cooperar no serviço de defesa civil.

Áreas de atuação e especialidades:

Esta é uma profissão com uma área de atuação bastante restrita. Alguns bombeiros fazem trabalhos extras e trabalham com salva-vidas em estabelecimentos privados como clubes ou hotéis, ou então dando cursos básicos não profissionalizantes para amadores e realizando palestras.

Mercado de trabalho:

Por ser uma profissão de risco, o mercado de trabalho está sempre aberto aos bons profissionais. No setor público, o bombeiro é selecionado por meio de concurso público. Já a quantidade de vagas varia de estado para estado, pois depende da visão dos governantes sobre a importância da segurança pública. As mulheres têm boas perspectivas, os contingentes femininos estão crescendo por toda parte. No setor privado, o profissional deve ter uma boa formação e será facilmente absorvido pelo mercado de trabalho. A prevenção de incêndios e acidentes é uma boa área, constantemente em crescimento.

Curiosidades:

Em 1851 ocorre um incêndio na Rua do Rosário/RJ (atual Rua XV de Novembro), que foi apagado com uma bomba emprestada por um francês, o que evidenciou a necessidade da criação de um órgão de controle. Então em 1856 surge o primeiro Corpo de Bombeiros da Corte (atual Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro).

Em 1880 é criado, oficialmente, o Corpo de Bombeiros e em 1909 é criada a primeira legislação para a prevenção de incêndios.

Em 1932 mulheres são empregadas no Corpo de Bombeiros.

Em 1951 entra em funcionamento a primeira Escola de Bombeiros, e em 1979 o telefone 193 é inaugurado.

Em 1990 é colocado em prática o serviço de resgate; em 1997 é lançado o Manual de Fundamentos dos Bombeiros.

Atualmente, o trabalho dos bombeiros abrange os mais variados campos, desde incêndios à acidentes, enchentes, resgates, desastres naturais e humanos, etc.

Fonte: Redação Brasil Profissões
Veja fotos do curso www.cefabom.com.br

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...