sexta-feira, 30 de julho de 2010

Capacitação do trabalhador pode ser para outra função

Algumas das lesões geradas terminam impossibilitando que os trabalhadores voltem a ocupar os mesmos postos de serviço, mas não os tornam inválidos para o mercado de trabalho. Quando isso acontece, eles são encaminhados pela perícia médica para o Centro de Reabilitação Social. Esses centros estão presentes na maioria das agências do INSS na Paraíba. O objetivo é oferecer aos segurados incapacitados para o trabalho (por motivo de doença ou acidente), os meios de reeducação ou readaptação profissional para o seu retorno às atividades.

De acordo com a responsável pela Unidade Técnica de Reabilitação Profissional da Gerência Executiva de Campina Grande - PB, a terapeuta ocupacional Joana Valeriano, o serviço está passando por um processo de melhoria para aumentar sua capacidade de atendimento.

O número de beneficiados pelo órgão ainda é pequeno: ele atende atualmente a 100 segurados em reabilitação profissional nas categorias empregados, autônomos, demandas judiciais e pessoas com deficiência para homologação de certificado.

De acordo com Joana Valeriano, a meta para recuperar os profissionais, desde o ingresso no centro até seu retorno ao trabalho é de 320 dias, conforme média nacional estabelecida. “É um período considerável e nesse intervalo as pessoas recebem tratamento médico e profissional para recomeçar sua vida profissional. Se esse tempo é maior, os trabalhadores tendem a desistir e passam a não acreditar na reabilitação”, diz.

O centro também atua diretamente nas empresas, dando treinamento aos profissionais que precisam ser relocados de sua atividade, por terem sofrido algum tipo de lesão que impeça a continuidade do trabalho.

“Nesse caso, identificamos qual atividade é a mais indicada para que ele continue na empresa. Quando não existe possibilidade de permanência na mesma empresa, os trabalhadores são capacitados para atuar em outras, onde muitas vezes preenchem a demanda de trabalhadores com algum tipo de deficiência”, relata.

O atendimento no “Reabilita” é feito por uma equipe de médicos, assistentes sociais, psicólogos, sociólogos, fisioterapeutas e outros profissionais.

Depois de concluído o processo de reabilitação profissional, a Previdência Social emite certificado indicando a atividade para a qual o trabalhador foi capacitado profissionalmente. Ela também fornece aos segurados recursos materiais necessários para a reabilitação profissional, como próteses, órteses, taxas de inscrição em cursos profissionalizantes, instrumentos de trabalho, implementos profissionais e também auxílios transportes e alimentação.

Por: alberto simplício

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...