terça-feira, 8 de junho de 2010

Pressão sonora

A remoção dos riscos de ruído, ou de pessoas em zonas de pressão sonora é o caminho mais correto de se alcançar a conservação da audição, e a praticabilidade disto deve ser examinada em todos os casos.

Infelizmente, o controle de ruído de muitas máquinas, ou processos, se torna impraticável, seja pelo custo envolvido ou pela impossibilidade de serem feitas modificações.

Em muitos casos, então, esta forma de controle de ruído deve esperar até que uma máquina possa ser dispensada ou substituída, e isto pode ocasionar um certo atraso considerável.

A engenharia de controle de ruído é um tópico altamente especializado, e o apoio e assistência de pessoas experientes e qualificadas deve sempre existir.

Algumas máquinas ou processos são possíveis de serem enclausuradas, ou de receberem outros tratamentos locais, mas o problema de ventilação, refrigeração, acesso de materiais e pessoal, manutenção e assim por diante, não devem ser esquecidos.

Medidas de controle de ruído devem ser a prova de interferências e os empregados devem estar alertados do seu propósito.

Em alguns casos, processos ruidosos, ou grupo de máquinas ruidosas, podem ser completamente separadas do resto da fábrica. Isto reduz ou elimina muitos problemas já mencionados e diminui o número de pessoas expostas e um número necessário para operar o processo ou máquinas. Estas pessoas devem usar protetores de ouvido e devem ser instruídas quanto ao seu uso adequado, assim como também devem ser informadas do risco da exposição a ruídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...