sábado, 5 de junho de 2010

Começa a 99ª Conferência Internacional do Trabalho

Começou dia 2 de junho e se estende até dia 18 a 99ª Conferência Internacional do Trabalho - CIT, promovida pela OIT em Genebra. A Conferência trata de uma série de discussões das quais participarão representantes de governos, trabalhadores e empregadores dos 183 estados membros da OIT - sobre as formas de preparar o caminho para a recuperação de postos de trabalho e promover um crescimento mais sustentável e equilibrado.
Durante o evento será debatido o Relatório Global de Acompanhamento da Declaração da OIT relativo aos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho (1998) - o qual versa este ano sobre a eliminação do trabalho infantil – e também a primeira discussão no quadro do acompanhamento da Declaração da OIT sobre a Justiça Social para uma Globalização Justa (2008), em torno do objetivo estratégico do Emprego.
Na agenda de trabalhos da conferência destacam-se ainda a possibilidade de adoção de uma nova Norma Internacional do Trabalho relativa ao trabalho doméstico e a adoção de uma Recomendação autônoma, em 2011, sobre HIV/AIDS e o mundo do trabalho, sendo este o primeiro instrumento internacional de direitos humanos inteiramente dedicado ao tema.
O Relatório Global sobre Trabalho Infantil será discutido no dia 11 de junho, a data antecipa as manifestações pelo Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. Na ocasião, centenas de crianças de escolas locais e representantes da sociedade civil farão um ato pela erradicação da prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...