quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Transporte coletivo: Serviço público essencial.

Laercio Silva

Em uma cidade com as proporções de João Pessoa, o transporte coletivo é essencial, e de acordo com a constituição pode ser definido sem sombra de dúvida como um serviço público fundamental para o dia-a-dia de seus habitantes.

Dele dependem milhares de pessoas, que se deslocam para as mais diversas atividades, tornando possível o desenvolvimento do município e o próprio convívio entre cidadãos.

Dentro desse quadro, as empresas de ônibus desempenham papel de destaque, pois são as maiores responsáveis pelo deslocamento de pessoas na cidade. Isto faz com que o transporte de passageiros por ônibus, muito mais do que um a simples atividade econômica, seja uma imensa responsabilidade social.

As empresas da nossa cidade têm consciência dessa grande responsabilidade. A busca de melhoria de seus serviços através do treinamento dos operadores, da renovação de sua frota e da integração com a sociedade, tem como objetivo a satisfação do usuário para que saia de casa sabendo sempre que pode contar com ônibus de todos os dias, todo dia.

As empresas transportam usuários na prática isto significa que quando você se desloca para o trabalho, escola, compras, médico, lazer e etc, esta utilizando principalmente os serviços das empresas de ônibus, que investem muitos recursos na renovação de sua frota, a mais avançada tecnologia, conforto, segurança e aperfeiçoamento dos recursos humanos, com o objetivo de melhorar sua mão-de-obra e prestar um serviço de transporte de maior qualidade à população.

Para selecionar, avaliar e treinar seus funcionários as empresas contam com equipes multidisciplinares formada por psicólogas, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, médicos do trabalho, técnicos em enfermagem, instrutores contratados e profissionais pertencentes a órgãos e entidades, cuja meta é garantir um bom atendimento aos usuários.

Através de treinamentos de admissão ao sistema realizado pelo órgão gestor STtrans, e nas empresas trabalho de dinâmica de grupo, palestras, cursos e reciclagem de aprimoramento que abordam assuntos que fazem parte do dia-a-dia dos operadores que passam por avaliações cuidadosas, principalmente para que possa tratar o passageiro com respeito.

Uma vez contratados os operadores passam a usufruírem das políticas internas de benefícios implantados nas empresas, também extensivos à sua família.

3 comentários:

  1. Oi Laercio

    Muito bom este texto sobre os transportes coletivos. Parabéns

    Gostei muito do Site. Sucesso

    Valdolirio Jr

    ResponderExcluir
  2. Caro colega, seus comentários sobre transporte público é de suma importância para os leitores.
    De fato, você ao comentar sobre os treinamentos realizados pelas empresas para os seus funcionários, deixa claro a preocupação que nós que trabalhamos com transporte público temos com os nossos funcionários e clientes.

    De coração te dejeso muito sucesso

    Charles Queiroz - Instrutor de operação das empresas Transnacioinal e Reunidas.

    ResponderExcluir
  3. CARO LAERCIO, SOU JORDANIO, TEC. EM SEG. DO TRABALHO DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTE COLETIVO, PORÉM SOU RECEM FORMADO E NÃO TENHO NOÇÃO DAS ATIVIDADES DENTRO DA EMPRESA. PELO QUE PUDE VER VC É MUITO BOM. GOSTARIA E ATÉ IMPLORO QUE ME AJUDE, MANDE PARA MIM ATIVIDADES QUE POSSO DESENVOLVER EM MINHA EMPRESA. GRATO....
    bebetobill@hotmail.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...