sábado, 19 de dezembro de 2009

JUVENTUDE COMUNITÁRIA

Laercio Silva


A Juventude do Movimento Comunitário do Brasil, reunida em João Pessoa/PB, nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2009, na CEHAP realizou seu I Encontro Nacional, a fim de construir propostas e apontar diretrizes, que possam nortear a ação política da Frente Nacional de Juventude.

A juventude, historicamente, sempre teve protagonismo na construção da história do povo brasileiro, na luta e vida pela liberdade, emancipação de nosso povo. Resistiram à ditadura, pintaram as caras tiraram um presidente e superaram duas décadas de pressão do neoliberalismo.

O grupo reunido tem agido nas ações dos movimentos populares e articulação com outras entidades e frentes de atuação dos movimentos sociais, através da CMS – Coordenação dos Movimentos Sociais.

A juventude tem grande participação na construção do país e pode-se destacar a concentração de jovens nos últimos Congressos em Brasília e Salvador.

Hoje existem 51 milhões de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos, 66% deles estão fora das salas de aula e somente 13% esta cursando curso Superior. Muitos jovens não estudam pela necessidade de ajudar na renda familiar e em muitos casos ser o próprio responsável por sua família. Entre as mulheres jovens a gravidez é a principal causa do abandono do estudo. Entre nossos jovens, 46% estão desempregados. Apenas 27% têm emprego com carteira assinada. Soma-se a isto o fato de que 31% estão abaixo da linha da pobreza e 70% dos jovens considerados pobres são negros.

Disse os jovens coordenadores do encontro: Juventude das nossas comunidades quer ter saúde, educação, moradia, saneamento, emprego, esporte, cultura, lazer e um meio ambiente preservado.
Os jovens das comunidades querem debater, participar, se organizar, divertir-se, sem sofrer qualquer tipo de violência.

A maioria dos nossos jovens é de paz, sonham em um Brasil de igualdade e respeito, tem enfrentando a diversidade para edificar cidades preparadas para todos e todas. A juventude também é de luta, batem de frente com os desafios gerando combatividade e criatividade.

O jovem não deve ter medo ou receio de abrir as portas das associações de moradores, para a entrada e participação da juventude que tem muito a contribuir com a oxigenação e renovação do movimento comunitário. Jovens organizados, nas cidades, nos campos e nas florestas, reafirmam o seu compromisso de fortalecer e construir um Projeto Nacional de Desenvolvimento, que traga inclusão e emancipação para nosso povo.
Neste sentido esse I Encontro Nacional foi aprovado uma série de compromissos e bandeiras de luta, para orientar a juventude do movimento comunitário nacional e garantir que os jovens comunitários, tenham atuação em tarefas a fim de construir uma nova geração nos quadros comunitários atuais. Entre os assuntos abordados destacamos a pacto pela aprovação do Plano Nacional da Educação, com ênfase no Ensino Básico e equipamentos nas periferias dos bairros populares, invertendo a lógica de concentração dos equipamentos públicos só nas áreas centrais das cidades que dificulta o acesso ao ensino dos jovens trabalhadores e desempregados, causando aumento considerável da evasão escolar.
A cidade de João Pessoa que sediou o evento com apoio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal que fez o seu papel em facilitar o encontro para o cumprimento de ações sócio-educativas na defesa das melhorias e do entendimento dos jovens das comunidades nacionais, tendo com principais articuladores jovens da CONAM, UMAC/JP, e outras entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...